Pietroski homenageia colônia polonesa no Rio Grande do Sul



O líder da bancada do PTB na Assembléia Legislativa, deputado Iradir Pietroski, realizou homenagem a Colônia Polonesa no Rio Grande do Sul durante o período do Grande Expediente na sessão plenária da tarde de hoje (01/11). Na ocasião, o deputado reafirmou sua admiração pelo histórico deste povo, e manifestou um grande orgulho por sua descendência polonesa.

Durante seu discurso, disse que os primeiros poloneses chegaram ao Brasil no ano de 1830, para trabalhar na construção das primeiras estradas de ferro. No Rio Grande do Sul, o marco que simboliza a chegada destes imigrantes, é o ano de 1875.

O deputado lembrou sua descendência polonesa, alguns fatos históricos e da saga deste povo: o povo Polonês.

Pietroski homenageou os imigrantes que, pôr não terem sossego em sua terra mãe, viram-se obrigados a procurar por novas terras em busca da paz, do amor, da fraternidade, da solidariedade, da religiosidade – católica, em sua grande maioria – e de uma nova vida

Pietroski recordou que o desmembramento do território polonês em três partes, entre a Rússia, a Prússia e a Áustria, foi o principal motivo para que os poloneses deixassem seu país de origem. O povo polonês, lembrou o parlamentar, perdeu então a sua autonomia política, econômica, cultural e religiosa. "Sob a dominação russa, a partir de 1863, os poloneses foram privados de todos os seus direitos", destacou o parlamentar.

O deputado petebista bambém salientou que os impostos prediais e territoriais eram elevados demais para os proprietários, que se viam forçados a vender tudo para não terminar na prisão. "Escolas foram fechadas e os russos procuraram induzir os poloneses a desligarem-se da Igreja Católica e a filiarem-se à igreja ortodoxa Cismática. Os sacerdotes católicos eram os mais visados e perseguidos, podendo ser castigados e enviados para as regiões geladas da Sibéria", lembrou o deputado.

Depois de relatar o heroísmo desse povo, Iradir Pietroski finalizou seu pronunciamento lembrando que "como gaúcho que sou e orgulhoso das minhas origens, agradeço aqueles imigrantes, povo ordeiro e trabalhador, pela contribuição que deram para colonização de nosso Estado e pelo legado que nos deixaram: amor à família, a Deus e à Pátria que os acolheu".



11/01/2001


Artigos Relacionados


TUMA HOMENAGEIA COLÔNIA JAPONESA DE SÃO PAULO

GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente

Empresa polonesa de veículos utilitários quer investir no País

Assembléia é convidada a participar de festa polonesa em Guarani das Missões

SUASSUNA HOMENAGEIA CAMPINA GRANDE

Grande Expediente homenageia a FIERGS