Piraí (RJ) comemora 10 anos de programa de inclusão digital



O município de Piraí (RJ) comemora 10 anos do programa Piraí Digital, que democratizou, por meio de uma serie de ações de inclusão digital, a produção e o acesso ao conhecimento.

O projeto começou a ser implementado em 2000. Quatro anos depois, foi inaugurada a rede Piraí Digital e, em 2006, a cidade foi escolhida para ser o piloto do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Ministério da Educação (MEC).

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apoiou a implementação dos laboratórios digitais nas escolas públicas, enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou o Plano Diretor de Informática, que foi elaborado em 1997, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e foi o ponto de partida da iniciativa.  

Hoje, todos os alunos e professores da rede municipal têm laptop e a população tem acesso à internet, gratuitamente, via wi-fi. Segundo a coordenadora educacional do UCA e do Piraí Digital, Maria Helena Cautiero Horta Jardim, o programa reúne as três esferas de governo - federal, estadual e municipal – e quatro ministérios: Cultura (MinC) e Comunicações (MCom), além do MCTI e do MEC.

“É um projeto referência em políticas públicas, cujo carro chefe é o binômio educação e tecnologia, ancorado na inclusão social e no desenvolvimento humano”, diz Maria Helena, que também é assessora especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Segundo ela, o programa contribuiu para melhorar o rendimento escolar, além de ter atraído ações pedagógicas inovadoras para a cidade, como o projeto Robótica Educacional, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

A aluna do primeiro ano do ensino médio Vitória Lorena Ribeiro, de 16 anos, ganhou o primeiro computador quando cursava o ensino básico. Assim como os outros moradores de Piraí, Vitória costuma se reunir com os amigos na praça da cidade para conversar e navegar na internet. “Faço pesquisas, vejo meus e-mails e acesso rede sociais. Isso facilita muito os meus estudos”, conta.

Eventos

A agenda de comemorações segue até o sábado (15), quando o cantor Gilberto Gil faz um show gratuito de encerramento, a partir de 21 horas, na Praça Santana. Mais cedo, de 14h30 a 19h30, acontece o TEDx Piraí, que contará com a presença de John Jung, cofundador do Intelligent Community Forum (IFC) e de  Fernando Martins, presidente da Intel no Brasil. Na Escola Lúcio de Mendonça, a partir de 14h30 até as 19h30.

Acompanhe a programação pelo facebook.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



14/03/2014 09:29


Artigos Relacionados


Programa de Inclusão Digital

Entidades que atuarão em programa de inclusão digital são selecionadas

Programa Escola da Família promove Inclusão Digital

Começa na sexta (21) inscrições para programa de inclusão digital

Programa de inclusão digital vai atender jovens agricultores do Paraná

Acessa SP: veja os endereços dos postos do programa de inclusão digital