Planetário de Brasília é reaberto nesta quarta (11)



Após 16 anos com as portas fechadas para a população, o Planetário de Brasília será reaberto nesta quarta-feira (11). Além de recuperar o antigo projetor, a reforma traz para a população um novo modelo, com tecnologia de projeção de ponta.

O novo planetário tem potencial para projetar shows de imagens com perspectivas tridimensionais e imersivas. Ao lado da nitidez da projeção, os equipamentos produzem som em alta qualidade. E o aparelho pode receber um grande leque de filmes para diferentes públicos, indo de histórias infantis até peças científicas.

O projeto está sob os cuidados da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Governo do Distrito Federal.

Equipamentos

O novo projeto conta com o antigo equipamento de projeção que foi reformado, o SpaceMaster, assim como um novo modelo atualizado, o Power Dome VIII. Os aparelhos podem ser utilizados juntos ou separados.

A reforma deixou a cúpula de projeção com capacidade para receber 82 pessoas, considerando duas delas para obesos e dois espaços para cadeirantes.

O Planetário funciona de terça-feira a domingo, com sessões abertas ao público e agendadas. Durante a semana, as portas abrem às 8h e fecham às 20h. Nos finais de semana, o horário de funcionamento é de 13h às 17h. Nos dias da semana, estão programadas duas sessões pela manhã, duas pela tarde e uma à noite. Nos finais de semana, estão previstas três apresentações por dia: 14h, 15h15 e 16h30.

Endereço para visitação: Setor de Difusão Cultural, Eixo Monumental - Via N1 – Brasília – DF

Fonte:

Ministério da Cultura



11/12/2013 12:21


Artigos Relacionados


AEB integra programação do Planetário de Brasília (DF)

Conferência Nacional de Cultura é aberta em Brasília nesta quarta (27)

Parque Nacional de Brasília reabre nesta quarta-feira

Festival de Cultura Popular começa nesta quarta-feira (8), em Brasília

Audiência pública sobre inibidores de apetite será nesta quarta (23) em Brasília

Nova edição do Prêmio Jovem Cientista será lançada em Brasília nesta quarta