Plano de educação tem foco no professor



A figura do professor é o principal foco do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (15), para ser apreciado pelo Congresso Nacional. A informação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou ao lado de Lula, na última segunda-feira (13), do programa semanal de rádio: “Café com o Presidente”. 

O objetivo do governo é que o projeto chegue ao Congresso antes do recesso parlamentar, que deve começar nesta semana, logo que for votado o Orçamento de 2011. 

“A valorização do professor é o eixo central do próximo plano”, destacou Haddad. O novo PNE valerá pelo decênio de 2011 a 2020. Lula lembrou que o novo plano não deve ser visto como um programa de governo, uma vez que tem a duração de 10 anos. “O que é importante é que as metas são ambiciosas”, disse, ao citar a previsão de chegar a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) investidos em educação até 2020. 

O atual Plano Nacional de Educação vigora até 31 de dezembro. 

Para o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff, Lula afirmou que o principal desafio será “observar a qualidade” da educação no Brasil. “Daqui para frente nós precisamos fazer com que haja uma maior evolução, mais ousadia na questão do ensino fundamental”, disse. 

“[A qualidade da educação] é um desafio para a futura presidenta do Brasil, a companheira Dilma Rousseff. É um desafio para quem for escolhido por ela para ser ministro da Educação”, acrescentou. 

Lula destacou os investimentos em educação superior feitos nos últimos oito anos, mas avaliou que é preciso, a partir de agora, “mais ousadia” no ensino fundamental.

 

Fonte:
Agência Brasil

 



14/12/2010 20:58


Artigos Relacionados


Haddad: metas, qualidade e foco no profissional são diferenciais do novo plano de educação

Tribos de recente contato terão ações e plano com foco na saúde

Educação: Inscrições para Diretor de Escola e Professor de Educação Básica II começam hoje

Educação: Inscrições de concursos para Diretor e Professor de Educação Básica começam 2ª feira

Educação: Incrições de concursos para Diretor e Professor de Educação Básica começam 2ª feira

Educação: Secretaria abre vagas para Diretor de Escola e Professor de Educação Básica II