Planos de saúde terão que cobrir 69 novos procedimentos a partir deste domingo
A partir deste domingo (1º), as operadoras de planos de saúde terão que oferecer cobertura para mais 69 procedimentos médicos. Entre os novos serviços estão 41 cirurgias por vídeo, como a cirurgia bariátrica (de redução de estômago) e a de tratamento de refluxo gastroesofágico. Com o acréscimo, a lista passa a ter 3.132 procedimentos.
Outras novidades são a ressonância magnética para pessoas com câncer, o tratamento de doença ocular com aplicação de injeções e o uso de medicamentos especiais em casos de artrite reumatóide, além do uso de novas tecnologias para o tratamento de pacientes com câncer de colo retal com metástase.
A lista completa de procedimentos pode ser acessada no site da ANS. A agência criou um buscador em que o usuário poderá pesquisar se o procedimento que precisa fazer está coberto pelo plano de saúde.
O rol de novos serviços beneficia os usuários de planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à nova legislação. De acordo com a ANS, a inclusão das novas coberturas não levará a aumentos imediatos no valor das mensalidades. O impacto financeiro das mudanças será avaliado, e caso justifique reajuste, esse só será feito em 2013.
As operadoras de planos de saúde que não cobrirem os procedimentos listados pela ANS estão sujeitas à multa de R$ 80 mil. Para denunciar o descumprimento de procedimentos da lista, o consumidor pode ir a um dos núcleos da ANS ou ligar para o Disque ANS, no número 0800 701 9656.
Fonte:
Agência Brasil
02/01/2012 12:19
Artigos Relacionados
Planos de saúde terão de cobrir mais 60 procedimentos médicos a partir do ano que vem
Usuários terão 87 novos procedimentos cobertos por planos de saúde
Saúde: Hospital de Ferraz de Vasconcelos humaniza atendimento com palhaços a partir deste domingo
Planos de saúde terão nova regra a partir de 2ª
Planos de saúde terão prazo máximo para atender pacientes a partir de setembro
Especialistas vão avaliar solos do Acre a partir deste domingo