Plenário pode confirmar indicado para direção da Abin
O Plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (6) a indicação de Mauro Marcelo de Lima e Silva, delegado da Polícia Civil do estado de São Paulo, para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), já aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). E poderá votar também a indicação de Arnaldo Esteves Lima, juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, também aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para compor o Supremo Tribunal de Justiça, no cargo de ministro, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Vicente Leal de Araújo.
Durante a sabatina na CRE, o delegado Lima e Silva disse que, caso assuma o cargo, não medirá esforços para cumprir o maior desafio que compete à Abin: desenvolver ações de defesa ao mesmo tempo do Estado Democrático de Direito e a soberania do Brasil. Ele condenou qualquer interferência da agência nas três esferas internas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) e afirmou que o momento -é de unir forças no sentido de desmistificar as ações de um órgão como a Abin-.
Lima e Silva pediu ainda apoio ao Congresso Nacional para que a Abin exerça suas funções constitucionais e garantiu que seu trabalho será norteado pela transparência. Ele assinalou também que não aceitará uma espécie de Estado paralelo dentro do próprio Estado, em detrimento do interesse público.
02/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão sabatina indicado para direção da Abin
Adiada sabatina de indicado para direção da Abin
Começa sabatina de Wilson Trezza, indicado para direção da Abin
Plenário do Senado aprova indicação de Paulo Lacerda para direção da Abin
Plenário pode confirmar ampliação de direitos das domésticas nesta terça
CRE aprova indicação para direção da Abin