PM tenta modificar cultura do trânsito com curso online de conscientização
Estado de SP já computou 3051 mortes no trânsito de janeiro até agosto deste ano
Lançado durante a "Semana Nacional de Trânsito 2012", o curso online de conscientização no trânsito da Polícia Militar busca ensinar e reforçar práticas para uma circulação mais segura e que, ao fim, conquiste uma diminuição no número de mortes, que hoje é alarmante. Dados da PM apontam que ano passado 4.762 pessoas morreram em acidentes no Estado de São Paulo. De janeiro a agosto deste ano, já foram registradas 3.051 vítimas.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
As receitas básicas de segurança sobre rodas não mudam, mas as pessoas continuam se acidentando; trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Assim, o curso propõe uma nova maneira de estudar o assunto. Para a tenente da Polícia Militar Ana Paula Petter Salles de Carvalho, a mudança de comportamento é conquistada ao passo em que há uma mudança de cultura, "como o cinto de segurança tempos atrás em que não se tinha o hábito de usar, mas que a partir de incentivo em campanhas e cobrança, o costume foi modificado".
ASSISTA AOS VÍDEOS
Polícia educa crianças contra o uso das drogas
Cães reforçam o trabalho da Polícia Militar
São vários os erros cometidos com frequência e que precisam ser modificados: falar ao celular, transpor sinal vermelho, mudar de faixa sem dar seta. De todas, a mais problemática é dirigir embriagado. Por isso, o curso de conscientização é mais uma ferramenta para que a cultura de beber e dirigir seja modificada. "A gente percebe que é um hábito. A ideia é fazer com que a população entenda que dirigir embriagado pode matar pessoas inocentes, que o ato coloca a vida da própria pessoa em risco e, também, a de terceiros", explica a tenente.
O curso é interativo e guiado por policiais e uma família que comentam sobre relacionamento, legislação, direção defensiva e primeiros socorros. São três tipos de linguagem: infantil, adolescente e adulto. O público infantil é importante não só para conscientizar futuros motoristas, mas também para que eles próprios deem o exemplo aos seus pais.
Acesse o curso, o cadastro é rápido e ao fim é possível gerar um certificado.
Do Portal do Governo do Estado
10/18/2012
Artigos Relacionados
Professor de inglês da rede estadual pode se inscrever em curso online da Cultura Inglesa
Zambiasi pede campanhas de conscientização no trânsito
Nova campanha de conscientização de trânsito é lançada no autódromo de Interlagos
Nova política tenta desafogar trânsito das grandes cidades
W3C Brasil e CGU lançam curso online
Curso de proteção patrimonial tem transmissão online