PM terá 4,7 mil praças e oficiais no GP Brasil de Fórmula I
Policiais militares intérpretes darão auxílio aos estrangeiros
Um forte esquema de policiamento foi montado para garantir a segurança do público que vai prestigiar o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no Autódromo Municipal de São Paulo "José Carlos Pace", região de Interlagos, zona sul da Capital. A Operação Fórmula I empregará quase cinco mil praças e oficiais e só será encerrada pela Polícia Militar após a realização da corrida, neste domingo, 2. Policiais militares intérpretes darão auxílio aos estrangeiros.
Ao todo, serão empregados na operação 4.757 praças e oficiais da Força Tática, Radiopatrulhamento, policiamentos Comunitário e de Trânsito, e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de 539 motos, 40 bases comunitárias móveis, 345 carros, 130 cavalos, 24 cães e nove helicópteros Águia. O forte esquema de segurança foi montado visando garantir a tranqüilidade dos competidores, organizadores, moradores da região, e dos torcedores que comparecem ao autódromo de Interlagos nos três dias do Circuito da F1 em São Paulo.
Os treinos livres e cronometrados foram realizados na sexta-feira e continuaram no sábado. Neste domingo será realizada a final do Grande Prêmio de Fórmula I, cuja corrida será iniciada às 15 horas. De acordo com a Polícia Militar, será proibido o ingresso no autódromo com qualquer tipo de arma, copo e garrafa de vidro, lata de bebida, fogos de artifício, bandeira com mastro, substâncias tóxicas, caixa térmica, guarda-chuva com ponta, e frutas inteiras.
Também está proibida a entrada de crianças com menos de cinco anos, conforme estabelece o Alvará nº 47/2006 da Vara da Infância e Juventude de Santo Amaro. Crianças com mais de cinco anos devem portar crachá e estar acompanhadas de adultos responsáveis (munidos de documentação do menor). A PM orienta os torcedores a utilizar somente os estacionamentos credenciados, e não estacionar defronte a garagem de moradores da região ou confiar em "flanelinhas".
Para minimizar o fluxo de veículos e facilitar o trânsito na região, a PM pede que os torcedores se organizem em grupos e utilizem, principalmente, o transporte público. A CPTM e a SPTrans terão esquema especial para o transporte sobre trilhos até a Estação Autódromo, além de linhas exclusivas de ônibus. Informações sobre horários e pontos devem ser consultados nos sites da CPTM e da SPTrans.
Academia do Barro Branco terá missão especial
Tanto ontem (sábado), quanto neste domingo, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco reforçará o policiamento com 268 alunos-oficiais. O objetivo é coibir a prática de infrações penais e evitar o acesso indevido de pessoas ao autódromo e à pista, no final da corrida. Além disso, parte do efetivo terá uma missão especial: servir de interprete aos turistas, que só se comunicam em inglês, espanhol ou francês.
A participação na Operação GP Brasil de Fórmula I faz parte do currículo operacional do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar e proporciona o contato direto dos alunos-oficiais com o público e com as atividades desenvolvidas pelas Unidades Operacionais da Corporação.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros terá 200 homens - treinados especialmente para o evento - em áreas estratégicas do autódromo e seu entorno. Eles terão como aliados os investimentos tecnológicos que possibilitam maior rapidez nas possíveis emergências. Durante os três dias do evento, os policiais terão à disposição cinco caminhões para o combate a incêndios, inclusive um dedicado ao pouso e decolagem de aeronaves; cinco viaturas para o transporte das equipes, um caminhão de suporte de material para o caso de grande número de vítimas, e uma viatura do Sistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe), que será o Posto de Comando do Corpo de Bombeiros no evento.
Além dos caminhões e viaturas, os bombeiros contarão com extintores portáteis (cada um com aproximadamente oito quilos de pó especial), e equipamentos diversos de desencarceramento. No posto de bombeiros de Guarapiranga - distante dois quilômetros do autódromo - haverá um reforço de guarnições, contando com duas Unidades de Resgate (atendimento pré-hospitalar básico), uma unidade de suporte avançado (apoio médico), um caminhão com equipamentos especializados para salvamento, um helicóptero Águia da PM e duas viaturas para salvamento e combate a incêndio.
Atendimento à Imprensa
Três oficiais estarão à disposição da imprensa para falar sobre o esquema de policiamento: o coronel Carlos Botelho Lourenço, comandante da Operação GP Brasil; o capitão Marcel Lacerda Soffner, da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar; e o tenente Pedro Luís de Sousa Lopes, oficial de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Programação
Domingo: 2 de novembro
- das 10 às 10h30 - Evento Suporte, Fórmula BMW
- das 10h50 às 11h20 - Evento Suporte, Trofeo
- das 11h40 às 12h15 - Evento Suporte, Porsche Cup
- a partir das 15 horas - 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1
Serviço
Autódromo Municipal de São Paulo "José Carlos Pace"
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, em Interlagos – Capital
Na internet: http://www.gpbrasil.com.br/sitegp/index.asp CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Na internet: http://www.cptm.sp.gov.br SPTrans – São Paulo Transporte S.A.
Na internet: http://www.sptrans.com.br/sptrans
11/02/2008
Artigos Relacionados
PM terá 4,7 mil praças e oficiais no GP Brasil de Fórmula I
PM terá 4,7 mil praças e oficiais no GP Brasil de Fórmula I
CPTM terá operação especial para o GP Brasil de Fórmula 1
CPTM terá esquema especial para o GP Brasil de Fórmula 1
CPTM terá esquema especial para o GP Brasil de Fórmula 1
CPTM terá esquema especial para o GP Brasil de Fórmula 1