Polícia educa crianças contra o uso das drogas



Proerd, programa da Polícia Militar, educa alunos entre 9 a 12 anos na rede pública

"O Proerd é bem educativo e ensina bastante sobre a violência, droga, bebida e cigarro". Carolina Silva de 9 anos aprendeu direitinho as lições do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas da rede estadual com crianças de 9 a 12 anos. Ela acaba de se formar ao lado de outras 1200 crianças.

Os educadores do Programa são Policiais Militares voluntários que passam por um processo seletivo e participam de um curso de 80 horas antes de começarem a trabalhar com as crianças. Além do combate às drogas e à violência, os policiais ensinam como tratar questões como a influência das amizades durante a infância e a adolescência."O Proerd é um pacote educacional. Ele é desenvolvido por um profissional de segurança pública com base pedagógica", explica o Tenente-Coronel Eduardo Agrella.

De acordo com o Tenente-Coronel, o Proerd ensina lições de cidadania e aproxima as crianças dos policiais: "o policial é um amigo. Entre o bem e o mal, ele é um agente do bem ". Para a soldado Eliane Castro de Oliveira, que participa do Proerd há um ano e meio como educadora, o Programa incentiva a amizade entre os policiais e as crianças. "Eles têm um carinho e se apegam ao policial porque nós ficamos muito próximos deles". 

Assista ao vídeo da reportagem sobre o Proerd.

Do Portal do Governo do Estado

 



05/22/2012


Artigos Relacionados


Especial do D.O.: Detran educa crianças para o trânsito com aulas práticas na Cidade Mirim

Polícia Federal prende 12 pessoas em operação contra tráfico internacional de drogas

Patrícia Saboya cobra medidas contra o envolvimento de crianças no tráfico de drogas

Polícia apreende drogas que seriam vendidas no Carnaval

Polícia desarticula quadrilha de tráfico de drogas em Cajamar

Polícia de São Paulo apreende mais de 170 quilos de drogas