Polícia Federal desarticula esquema de corrupção em Goiás



A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) a Operação "Cold Case", com o objetivo de desarticular um grupo criminoso composto por policiais e empresários, envolvidos em um esquema de corrupção, estelionato e violação de sigilo funcional. As diligências estão ocorrendo nas cidades de Goiânia, Anápolis e Itapuranga, em Goiás, e em Fortaleza, no estado do Ceará.

Policiais federais dão cumprimento a 11 mandados de prisão, 21 mandados de busca e apreensão e 3 conduções coercitivas contra os envolvidos no grupo criminoso. As equipes contam com a participação de 142 policiais federais de diversas unidades e de integrantes das polícias civil e militar de Goiás. Nove investigados já foram presos, restando apenas dois empresários a serem localizados pela PF.

Corrupção

A investigação teve início há oito meses, e foi constatado que três policiais militares, dois policiais civis e um policial federal estariam realizando investigações clandestinas a pedido de empresários e particulares. Eles utilizavam o aparato policial em benefício próprio, cobrando altas somas de dinheiro pelos resultados alcançados.

No curso das investigações, foi verificado também que o grupo criou um site de vendas falso, que tinha por objetivo aproveitar o período de festas de fim de ano e iludir pessoas interessadas em comprar presentes. Todavia, os produtos supostamente vendidos nunca foram entregues, e os valores pagos foram desviados para a conta de “laranjas”.

Os policiais envolvidos foram presos e afastados do cargo, e o site, retirado do ar, conforme determinação do Juiz Federal da 5ª Vara de Goiânia. Os empresários serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia (GO), onde ficarão à disposição da Justiça.

Fonte:

Polícia Federal



12/12/2013 13:01


Artigos Relacionados


PF desarticula esquema de corrupção em Porto Alegre

Receita Federal desarticula esquema de empresas fantasmas

Polícia Federal desarticula quadrilha no interior do Rio de Janeiro

Polícia Federal desarticula garimpo ilegal na Bahia

Polícia Federal desarticula quadrilhas que traficavam animais silvestres

Polícia Federal desarticula grupo que fraudava licitações em Taubaté (SP)