Politécnica/USP planeja curso de graduação em engenharia nuclear



Novo curso será implantado em Iperó, região de Sorocaba

A Escola Politécnica da USP (Poli/USP) se prepara para entrar no rol das instituições que formam engenheiros nucleares já a partir da graduação. Ainda não há uma data definida para a abertura do novo curso, mas sabe-se que serão disponibilizadas 60 vagas em Iperó (região de Sorocaba, em São Paulo), mesmo local do Centro Experimental de Aramar (CEA).

LEIA TAMBÉM
Poli abre inscrições para Pós-Graduação 

Especialistas ainda estudam a construção de uma grade curricular abrangente, que não perca a profundidade do tema. Além da Poli, a Marinha do Brasil e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), fazem parte dos estudos preliminares que definirão a grade do curso.

O vice-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, José Roberto Castilho Piqueira, revela que hoje os engenheiros especialistas nessa área se formaram praticamente sozinhos, buscando cursos no exterior e pesquisando. "Queremos dar essa formação para o jovem, facilitar seu caminho", diz o professor. Segundo Piqueira, dominar esse tipo de tecnologia é estratégico para o Brasil se consolidar como uma liderança econômica e política global. "Quando [um país] desenvolve tecnologia, é levado mais a sério", completa.

Do Portal do Governo do Estado



09/04/2012


Artigos Relacionados


Etecs apresentam 27 projetos científicos em feira de engenharia da Escola Politécnica da USP

Energia nuclear é realidade no Brasil, que planeja mais quatro usinas

Pós-graduação em Engenharia Mecânica recebe inscrições

Educação: Unesp de Bauru recebe inscrições para cursos de pós-graduação em Engenharia

Projeto acaba com exigência de pós-graduação para professor de cursos nas áreas de tecnologia e engenharia

Universidade de Santa Maria (RS) quer abrir curso de Engenharia Espacial