Política brasileira para biocombustíveis será analisada por Representação no Parlasul



A alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre automóveis poderá ser estabelecida pelo governo segundo os critérios de cilindrada do motor, adoção de tecnologia que permita o uso de biocombustíveis, consumo de combustível por quilômetro rodado, emissão de gases poluentes e capacidade de carga. A graduação do imposto está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 219/10, que deverá estar em pauta na primeira reunião do ano da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Apresentado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, o projeto estabelece uma Política Nacional para os Biocombustíveis. Começará sua tramitação na representação e depois seguirá para análise pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta será votada pela representação, onde tem como relator o deputado Roberto Freire (PPS-SP) porque se refere à Nomenclatura Comum do Mercosul ao definir o tipo de veículos cujo IPI será regulamentado.

A produção nacional de biocombustíveis, de acordo com o projeto, seguirá as diretrizes de proteção ao meio ambiente, conservação da biodiversidade, utilização racional de recursos naturais, respeito à função social da propriedade, respeito ao trabalhador e respeito à livre concorrência. E a política nacional para o setor deverá assegurar a crescente participação dos biocombustíveis na matriz brasileira de combustíveis, em razão de seu "caráter renovável e dos benefícios econômicos, sociais e ambientais decorrentes de seu uso".

A Política Nacional para os Biocombustíveis, ainda segundo a proposta, deverá ser compatibilizada com a Política Nacional de Mudanças Climáticas. Para isso, um de seus objetivos deverá ser o de estimular a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa por meio do uso de biocombustíveis.

Caberá à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como estabelece a proposta, regulamentar mecanismos que assegurem o suprimento de etanol e de biodiesel para a garantia do abastecimento nacional de combustíveis, podendo atribuir responsabilidades para produtores e distribuidores.



01/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Política para biocombustíveis tem parecer favorável de Representação Brasileira no Parlasul

Representação Brasileira no Parlasul será renovada neste ano

Ampliação de Representação Brasileira no Parlasul será decidida em 2011

Representação brasileira no Parlasul será votada na próxima sessão do Congresso, decide Mesa

Ana Amélia agradece sua eleição para a Representação Brasileira no Parlasul

Congresso se reúne para votar representação brasileira no Parlasul