Política Nacional de Imigração entra em avaliação pública



O Conselho Nacional de Imigração (Cnig) iniciou esta semana a avaliação pública da proposta pela Política Nacional de Imigração e Proteção ao Trabalho Migrante aprovada pelo conselho. A população poderá fazer comentários, críticas e dar sugestões para o documento até o dia 16 de julho na página do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Todas as contribuições apresentadas serão analisadas e o texto final será submetido a nova aprovação pelo conselho. O texto traz princípios, diretrizes e propostas de ações que congregam elementos da legislação vigente, nacional e internacional com validade no Brasil. O documento também engloba a posição do governo brasileiro defendida nas principais esferas internacionais de debate.

 

A discussão para elaboração da política começou em agosto de 2008, durante o seminário "Diálogo Tripartite sobre Políticas Públicas de Migração para o Trabalho", que reuniu representantes do governo, de centrais sindicais, confederações patronais, universidades e centros de pesquisa, além de entidades que prestam apoio a migrantes. Como resultado do debate foi elaborado o documento "Contribuições para a Construção de Políticas Públicas Voltadas à Migração para o Trabalho".

 

Em dezembro de 2008 foi criado o Grupo de Trabalho, com base no documento originado do seminário, que ficou encarregado de propor um texto para a "Política Nacional de Imigração e Proteção ao Trabalho Migrante". Após reuniões e oficinas o grupo apresentou a proposta do texto, que foi aprovada pelo Cnig e está disponível para consulta pública.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego



18/06/2010 16:19


Artigos Relacionados


Política Nacional de Mobilidade Urbana entra em vigor em abril

Avaliação Trienal 2013 entra em sua última semana

Pedro Taques cobra política nacional de segurança pública

Audiência pública discutirá MP que estabelece política nacional do cinema

Capiberibe defende criação de política nacional de segurança pública

Audiência pública debate política nacional para o biogás