Ponte ORCA inaugura mais uma linha na capital
Frota de sete veículos ligará estações Alto do Ipiranga do Metrô e Tamanduateí da CPTM
Começa a funcionar a partir desta quinta-feira, 7, mais uma linha da Ponte ORCA (Operador Regional de Coletivo Autônomo), um serviço gerenciado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Sete veículos farão a ligação entre as estações Alto do Ipiranga, do Metrô, e Tamanduateí, da CPTM.
A opção deve tornar mais fácil o deslocamento dos usuários que residem nos municípios do ABC rumo à região da Avenida Paulista até que a estação Tamanduateí da linha 2 do Metrô seja inaugurada em 2010 – investimento previsto no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.
Demanda
A expectativa de demanda do novo serviço é de 2.500 usuários/dia. Números de novembro de 2007 mostram que, em média, 17 mil pessoas passam pela Estação Alto do Ipiranga nos dias úteis. Em toda a Linha 2 – Verde do Metrô, a média é de 390 mil usuários. Na Estação Tamanduateí da CPTM, o movimento nos dias úteis é de 8 mil usuários e na linha D (Luz-Rio Grande da Serra), a média diária é de 280 mil pessoas.
A nova Ponte ORCA beneficiará exclusivamente os usuários do Metrô e da CPTM e funcionará no esquema de operação “Ponto a Ponto”, ou seja, não serão permitidos embarque e desembarque durante o percurso. No sentido Alto do Ipiranga – Tamanduateí, o tempo de viagem estimado será de 9 minutos e no sentido inverso, de 12 minutos. Ao todo, os sete veículos terão 140 lugares disponíveis.
O serviço funcionará exclusivamente nos dias úteis, das 6h às 9h30 e das 16h30 às 20h, com intervalo médio entre partidas não superior a 10 minutos, independentemente da lotação do veículo.
Senhas
A CPTM e o Metrô fornecerão as senhas aos usuários da Ponte ORCA nas respectivas áreas pagas das estações Tamanduateí e Alto do Ipiranga. A validade é de uma hora e, após este período, elas não poderão mais ser utilizadas.
De posse da senha, o usuário deve apresentá-la ao fiscal, que verificará sua validade. Em caso afirmativo, o usuário embarca na van sem nenhum pagamento adicional. No destino, o usuário poderá acessar as áreas pagas do Metrô e da CPTM por meio de bloqueios com dispositivo de leitura óptica, que efetuam a validação da senha, liberando o bloqueio sem nenhum pagamento adicional.
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Da CPTM
(I.P.)
02/07/2008
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