Ponte vai estreitar relações entre Brasil e França, diz Papaléo
Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu a construção de uma ponte entre o Amapá e a Guiana Francesa, como forma de estreitar a relação com aquele país e de incrementar os negócios entre o Brasil e a União Européia.
O senador disse que a ponte - que terá 378 metros de extensão e irá ligar Oiapoque, no Amapá, a Saint George, na Guiana Francesa - irá se tornar realidade devido à "vontade política de ambas as partes", o que possibilitará o aumento das relações comerciais entre o Brasil e a França por meio da BR-156, que liga diversos municípios no Amapá. O prazo de conclusão da obra é de 16 meses.
- Espera-se que a ponte robusteça o desenvolvimento do Amapá por meio da facilitação do transporte de pessoas e produtos para a Guiana - afirmou.
Papaléo Paes salientou que o Amapá é um produtor mineral de relevância mas que também abriga produtos da "nova economia ambiental", como a castanha do Pará, o açaí e o palmito. O senador garantiu ainda que, ao lado dos demais estados amazônicos, o Amapá está preocupado com o desenvolvimento econômico sustentável, a fim de que a riqueza a ser gerada na região não provoque a perda dos recursos florestais.
O parlamentar disse que a França "sabe muito bem" da importância do Amapá para os seus assuntos estrangeiros. Ele lembrou que a diretora das Américas e do Caribe do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e Europeus daquele país, Elisabeth Delegue, já afirmou que a França é a única nação da Europa a fazer fronteira com a América Latina e que o bom relacionamento com os dois países mostra que é possível fazer políticas reunindo interesses distintos e pensando no beneficio de toda a população.
O senador ressaltou que essas relações, já muito consistentes, tem sido fortalecidas ao longo dos últimos anos por uma série de ações do governo do Amapá, como a inauguração de um centro de cultura franco-brasileiro, em agosto último.
Ainda no mesmo mês, o governo do Amapá e da Guiana Francesa assinaram termo de cooperação técnica na área de Defesa Civil e Proteção e Combate a Incêndio na região da fronteira. O evento ocorreu no final da Quinta Reunião de Cooperação Mista Transfronteiriça, realizada em Macapá, que reuniu autoridades para a discussão de temas ligados ao desenvolvimento da região.
Embora tenha ressaltado que as relações entre Brasil e França também envolvem temas delicados, como a exploração ilegal de minérios em território francês e a presença irregular de brasileiros na Guiana, Papaléo reiterou que a ponte terá uma importância estratégica para o desenvolvimento da região.
Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) lembrou da inauguração recente de uma ponte entre Roraima e a Guiana Francesa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a existência de uma via de ligação entre aquele país e o Amapá servirá para reforçar ainda mais a integração regional já existente.
06/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE debate relações entre Brasil e França
TV Senado analisa relações entre Brasil e França
Relações entre Brasil e França serão tema de audiência pública
Papaléo defende aumento do intercâmbio comercial entre França e Brasil via Amapá
Agência da ONU quer estreitar relações com Brasil
BRASIL E LÍBIA PODERÃO ESTREITAR RELAÇÕES COMERCIAIS