Pontos turísticos brasileiros ganharão 14 projetos de acessibilidade



Os pontos turísticos do Brasil ganharão projetos voltados aos portadores de necessidades especiais. O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo nesta terça-feira (6) por meio da disponibilidade de financiamento para 14 projetos que envolvem ações de acessibilidade na área. Até a Copa do mundo 2014, o governo federal pretende investir R$ 109 milhões em acessibilidade.

No País, cerca de 45 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de deficiência, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, iniciativas desse porte  devem ser incentivadas em todo o País. “As cidades precisam se adaptar às necessidades desses turistas especiais. É preciso eliminar as barreiras”, disse. A  revitalização da Orla de Olinda(PE) e da praça da República de Recife (PE) estão inseridas nesse processo.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (RN), promoveu um no último fim de semana evento de lazer esportivo na Praia de Ponta Negra para pessoas com deficiência e ofereceu modalidades como vôlei, futebol, surf, caiaque e peteca adaptadas às necessidades dos competidores.