População reconhece contribuição do Senado para o país, revela pesquisa



Pesquisa do DataSenado, realizada entre os dias 3 e 19 de junho, em 81 municípios brasileiros, aponta o Senado como uma instituição importante na solução dos problemas do país. A opinião foi manifestada por 91,6% dos entrevistados pela pesquisa O cidadão e o Congresso Nacional. Sobre a atuação parlamentar, 74% das pessoas ouvidas acham que os parlamentares cumprem em parte suas funções; 5% acham que os senadores cumprem integralmente suas funções; e 21% entendem que eles não a cumprem.

Quando solicitados a atribuir nota de zero e dez ao desempenho dos senadores, os entrevistados apontaram a nota média 5,4. Essa foi a segunda maior média alcançada por eles, conforme levantamentos feitos desde março de 2008. Na pesquisa finalizada em junho, 89% dos entrevistados classificaram como importantes as medidas administrativas adotadas pelo Senado, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, para enxugar a instituição.

Indagados sobre qual o maior problema do Senado, 50% dos entrevistados responderam que é a corrupção; 21% afirmaram que é falta de transparência; 16% apontaram os gastos do Senado; e 12% disseram que é a demora nas votações.

Com abrangência nacional, a consulta procurou identificar a opinião do cidadão brasileiro sobre o desempenho do Senado e dos senadores, sobre leis votadas pela instituição e sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, criada em Plenário e ainda não instalada.

Sobre essa CPI, 84% disseram que a empresa deve ser investigada e 67,1% consideraram que investigações podem ajudar a solucionar as eventuais irregularidades que forem encontradas na Petrobras.

A respeito do conhecimento sobre leis votadas pelo Senado, as mais citadas foram as que tratam do seguro-desemprego (93%) e da licença-maternidade, sobre a qual 85% dos entrevistados disseram conhecer alguém por ela beneficiado. Dos pesquisados, 53% conhecem alguém beneficiado pelo Código de Trânsito e 47%, alguém beneficiado pela Lei Maria da Penha, que protege a mulher contra a violência familiar. Já 46% conhecem alguém beneficiado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Realizada pela Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado (Sepop), a pesquisa contemplou eleitores e potenciais eleitores, maiores de 16 anos, com acesso a telefone fixo. Foram feitas 1.277 entrevistas, com margem de erro de 3% para mais e para menos.

01/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa do Ipea revela percepção da população sobre a pobreza

Mato Grosso e Pará têm maiores áreas de orgânicos do País, revela pesquisa do Mapa

Pesquisa revela preocupações de estudantes de todo o País

Atividade industrial do País volta a crescer em julho, revela pesquisa CNI

Genéricos representam 13% do consumo de remédios no País, revela pesquisa da Anvisa

Pesquisa revela que brasileiro quer viajar mais pelo País