Portaria institui projeto de educação na área de saúde mental
Portaria publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União institui os ministérios da Saúde e da Educação como parte do projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o PET-Saúde Mental.
O objetivo da iniciativa é formar profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica na área da saúde mental, com abordagem a álcool e outras drogas. O PET-Saúde é um instrumento para qualificar profissionais de saúde em serviço e incentivar estudantes na iniciação do trabalho a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A portaria publicada nesta quinta faz parte de conjunto de leis para redirecionar o modelo assistencial de saúde mental, garantindo a proteção dos direitos de pessoas portadoras de transtornos mentais. O texto reforça a necessidade da integração ensino-serviço e da capacitação pedagógica, para que profissionais da área de atenção em saúde mental, álcool e outras drogas possam orientar os estudantes de graduação, tendo o serviço público de saúde como cenário dessa prática.
Podem participar do PET-Saúde Mental as instituições de educação superior públicas e privadas que desenvolvam atividade curricular em serviços com a sociedade. A execução técnico-administrativa do projeto será da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde.
Fonte:
Agência Brasil
30/09/2010 18:25
Artigos Relacionados
Ministério da Saúde concede bolsas de estudo na área de saúde mental
Publicada portaria que institui política de saúde para presos
Governo amplia atendimento na área de saúde mental em seis estados
Instituto de Psicologia da USP oferece curso para profissionais da área de saúde mental
Portaria institui Planejamento Estratégico no MTE
Portaria institui criação das Cidades Digitais