Porto de Cabedelo, na Paraíba, será aprofundado a partir desta quarta



O Porto de Cabedelo, situado no Rio Paraíba do Norte, na Paraíba, começa a receber as operações de aprofundamento nesta quarta-feira (30). A draga, que fará os trabalhos de aprofundamento do canal de navegação, já está atracada no cais do porto. O equipamento, que realizou a dragagem de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, chegou na noite de domingo e atracou nesta segunda-feira (28) no local.


Segundo informações da Secretaria de Portos (SEP), órgão que autoriza operações desse tipo, os trabalhos vão aumentar a profundidade do porto dos atuais 9 metros para 11 metros, o que atende a necessidade local. A princípio, a dragagem foi orçada em R$ 39,6 milhões.


Além disso, como nos demais contratos, a bacia de evolução será alargada em 55 metros. A empresa Enterpa Engenharia Ltda vai realizar os trabalhos e a previsão de término é para dezembro deste ano.


Hoje, o Porto de Cabedelo tem capacidade para receber de 30 a 35 mil toneladas de mercadorias por embarcação. Cabedelo é responsável pela importação de granéis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), além do subproduto do petróleo (coque de petróleo) um combustível sólido importado da Venezuela e dos Estados Unidos e utilizado em caldeiras industriais. Além disso, o porto também recebe trigo da Argentina e do Rio Grande do Sul que precisa ser escoado para os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.


Após a dragagem, a tendência é que o porto aumente o fluxo de recebimento, pois vai conseguir receber até 70 mil toneladas por embarcação.


Fonte:
Secretaria de Portos


Saiba  mais sobre portos e navegação no Portal Brasil.



03/08/2010 04:29


Artigos Relacionados


Fiscalização no Anel Rodoviário de Belo Horizonte será reforçada a partir desta quarta

Roberto Cavalcanti defende reforma do Porto de Cabedelo

Beneficiários podem sacar 13º a partir desta quarta (25)

Nova Tamoios sofrerá intervenções a partir desta quarta

Museu do Futebol tem programação de férias a partir desta quarta

Professores têm aulas de Internet Segura a partir desta quarta