Porto no Ceará movimenta 5 milhões de toneladas em 2013



O Porto de Fortaleza atingiu no acumulado de 2013 a marca dos cinco milhões de toneladas importadas e exportadas, crescendo 10% em relação ao ano de 2012, que já foi um ano recorde. Atingiu ainda 24% de incremento na movimentação de contêineres, finalizando o ano de 2013 com o montante de 90.961 TEUs.

O principal destaque da pauta foi a movimentação dos granéis líquidos (gasolina, diesel, querosene de aviação, asfalto e gás de cozinha), seguidos pelos granéis sólidos (trigo, enxofre, fertilizantes e milho) e pela carga geral (arroz, sal, frutas, cimento e aerogeradores).

Segundo o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, o resultado positivo na movimentação de cargas do Porto de Fortaleza se deve ao cumprimento de todos os projetos de infraestrutura acordados com a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), aliado às ações de tecnologia da informação, gestão da diretoria, empenho dos empregados e bom relacionamento com os operadores portuários e a classe trabalhadora.

“Mesmo sem aumento de área de armazenagem, conseguimos atrair novas cargas para o Porto de Fortaleza”, ressalta.

Ao todo, a CDC executou R$ 100 milhões entre obras e projetos. Dentre eles, destacam-se a construção da estação de passageiros, novo cais de atracação, retroárea, instalação da nova iluminação industrial, além dos projetos Porto Sem Papel e Porto 24 horas, estes últimos capitaneados pela SEP/PR.

“Aqui pela CDC trabalhamos também para a implantação do novo sistema de gerenciamento portuário, o SIGEP, e do circuito fechado de televisão, o CFTV. Conseguimos agilizar em cerca de 20% a desburocratização no desembaraço das mercadorias, além de aumentarmos a segurança aduaneira”, garante Paulo André Holanda.

O presidente da CDC também garante que até o final de abril de 2014 estará concluída a Nova Estação de Passageiros do Porto de Fortaleza, complementando o complexo que inclui também um novo cais de atracação de múltiplo uso e um retroárea para armazenagem de contêineres.

Trata-se de um projeto executado com recursos do PAC Copa, no valor de R$ 205 milhões. Segundo o presidente da CDC, além da conclusão da obra, os desafios de 2014 estão relacionados às questões de mobilidade urbana e equilíbrio da matriz de transportes.

“O equilíbrio entre os modais já está sendo tratado pela Secretaria de Portos a partir do projeto de incentivo à cabotagem, que é o transportes de cargas em navios entre portos dentro do mesmo País”, ressalta. No que diz respeito à mobilidade urbana, Paulo André destaca a necessidade de concretização do corredor de escoamento dos caminhões pela Avenida Dioguinho, seguindo pela Ponte da Sabiaguaba até a rodovia CE 040 – obras que estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará e que já estão em andamento.

2.553.407 toneladas de granel líquido

Principais: Gasolina, Diesel, GLP (gás de cozinha), querosene de aviação, petróleo cru, asfalto, óleo combustível e óleo de palma.

1.368.275 toneladas de granel sólido

Principais: trigo, coque de petróleo, clínquer, cloreto de potássio, enxofre, milho a granel, sulfato e fosfato

1.030.725 mil toneladas de carga geral

Principais: Arroz, sal, cimento, melão, geradores de energia eólica, manga e produtos químicos

Fonte:

Secretaria Especial de Portos



08/01/2014 11:56


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