Postos de vacinação devem abrir neste sábado



Começa neste sábado (24) a vacinação nacional de idosos maiores de 60 anos contra a nova gripe H1N1 e, em alguns estados, também será feita a imunização contra a influenza sazonal ou comum.  Para isso, os postos de vacinação devem ficar abertos no sábado (24). Essa é a recomendação enviada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os Conass e Conasems (conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais, respectivamente), a todos os estados e municípios do País.

 

A imunização será feita com apenas uma dose que valerá para prevenir ambas as doenças. Os idosos portadores de doenças crônicas também poderão se vacinar contra a nova gripe. O Ministério da Saúde alterou o calendário da campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal em três regiões: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados das regiões Norte e Sul, o calendário de vacinação contra gripe comum será normal para pessoas com mais de 60 anos.

 

 

Os idosos com doenças crônicas das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, portanto, terão duas escolhas: podem neste sábado se vacinar contra a gripe H1N1 e tomar a sua dose contra a gripe comum a partir do dia 8; ou receber de uma vez só as duas vacinas a partir do dia 8, quando receberão em um braço a imunização contra gripe comum, e, no outro, a dose contra a gripe H1N1.

 

Para a gripe H1N1, o chamado está sendo feito para idosos com doenças crônicas, que iniciam agora sua etapa, e todos os convocados anteriormente, o que inclui gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos.

 

O Ministério da Saúde encomendou uma pesquisa que entrevistou 1.500 pessoas sobre a vacinação contra a gripe H1N1. O estudo aponta que 40% da população alvo das primeiras três etapas da campanha que ainda não se vacinou alega não ter tido tempo para ir a um posto e receber a sua dose de vacina.

 

“O sábado será uma ótima oportunidade para que aqueles que têm indicação e ainda não fizeram por falta de tempo possam ir ao posto se proteger contra a gripe. Para os idosos das regiões Norte e Sul, é fundamental que se imunizem contra a gripe comum e evitem complicações durante o inverno”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

 

Calendário


O ministério lembra que o calendário de vacinação para a gripe comum foi alterado nas outras três regiões devido ao atraso do Instituto Butantan na entrega de parte das vacinas. Assim, a estratégia foi manter o período previamente estabelecido de 24 de abril a 7 de maio para as regiões Norte e Sul. Já para o Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, o início da campanha foi adiado para 8 de maio, seguindo até 21 de maio.

 

Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença. Contra a gripe H1N1, os postos de saúde em todo o País estão orientados a acolher, neste sábado, os remanescentes dos públicos-alvos das etapas anteriores e que ainda não se vacinaram: gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos de todas as idades e jovens saudáveis de 20 a 29 anos.

 

Até as 14h, desta quinta-feira (22), o Ministério da Saúde já contabilizou mais de 32 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. As gestantes somam 1.704.763 milhões de vacinados (56,6% da meta); os doentes crônicos alcançaram 8.153.749 milhões doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 17.203.748 pessoas imunizadas (48,92% da meta). A vacinação entre as crianças (3.940.500 milhões de doses aplicadas, correspondendo a 90,0% de população alvo) e os profissionais de saúde (2.556.5717 milhões, 100% da população alvo) já ultrapassou a meta prevista. 

 

 

Fonte:
Ministério da Saúde



23/04/2010 20:30


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde orienta todos os postos de vacinação a abrirem neste sábado (24)

Poupatempo Presidente Prudente não vai abrir neste sábado

Serviço: Postos Poupatempo não funcionam neste sábado

Serviço: Postos Poupatempo não funcionam neste sábado

Mais de 18 mil postos vacinam contra pólio neste sábado

Postos Poupatempo de Campinas não funcionam neste sábado, 8 de dezembro