Poupatempo passa a atender 9 cidades da Baixada Santista



A unidade abrigará o 3º posto do programa Acessa São Paulo de Santos

A partir desta quinta-feira, 9, cerca de 1,7 milhão de pessoas de nove cidades da Baixada Santista passam a contar com informações e serviços públicos do Poupatempo. Instalado em Santos, o novo posto vai atender também as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

A unidade abrigará o 3º posto do programa Acessa São Paulo de Santos e o maior da região, com 15 computadores e capacidade para 4.800 atendimentos por mês.  O e-poupatempo, programa de atendimento via internet, vai oferecer mais de 2 mil serviços estaduais.

O Poupatempo Santos, inaugurado pelo governador José Serra, tem capacidade para 5.500 atendimentos por dia, das 9 às 18 horas, durante a semana, e das 9 às 14 horas, aos sábados. O posto está instalado na Rua João Pessoa, 246, no centro da cidade, numa área de 4.500 metros quadrados e na sua implantação e custeio da manutenção mensal o governo está investindo R$ 56.180.000,00.

"Esse é um serviço para economizar tempo das pessoas. O RG vai ser tirado na hora, em vez levar dias e dias. Assim como a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Antecedentes Criminais. O posto oferece serviços estaduais e municipais como Detran, Sabesp e CDHU, IPTU e Direitos do Consumidor", destacou o governador.

Serra afirmou ainda que está aumentando a capacidade de atendimento do poupatempo de 90 mil para 140 mil pessoas por dia. "Até o final do meu governo, 80% dos documentos poderão ser obtidos num dos postos espalhados pelo Estado." 

Programa Poupatempo

O Programa Poupatempo foi criado pelo governo do Estado de São Paulo em 1996, com o objetivo de facilitar ao cidadão o acesso às informações e serviços públicos num único local, com rapidez e eficiência e sem burocracia.

Os postos do Poupatempo põem à disposição da população mais de 400 serviços, entre os quais a emissão de RG, Atestado, de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e CNH, consultas de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, registro de Boletim de Ocorrência.

O primeiro posto Poupatempo foi inaugurado em 1997, na Praça do Carmo, próxima à Praça da Sé. Atualmente, além desse e o de Santos, que está sendo inaugurado, há os seguintes postos de atendimento: Luz, Santo Amaro, Itaquera, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Campinas Centro, Campinas Shopping, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Osasco e Bauru. Está ainda em andamento a implantação das unidades da Lapa, Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Franca, Jundiaí, Sorocaba, Marília, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O atendimento é feito também por Unidades Móveis, que levam os serviços do Poupatempo à população de bairros e municípios distantes dos postos fixos. Essas unidades itinerantes, baseadas na Grande São Paulo ou municípios do Interior, ficam de 3 a 15 dias em cada roteiro, dependendo da demanda. A Região Metropolitana é atendida, desde março de 2006, por três postos itinerantes. No Interior, há quatro postos, sediados em Registro, Sorocaba, Marília e Araçatuba, que atendem a um total de 135 municípios. Os postos da Grande São Paulo têm capacidade para média de 800 atendimentos diários e os do Interior para cerca de 450.

O e-poupatempo, versão eletrônica do Poupatempo, possibilita o acesso, pela Internet, a serviços públicos como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na Carteira de Habilitação e registro de Boletim de Ocorrência. O Ponto.SP, com salas de atendimento em Tatuí e Bom Jesus dos Perdões também facilita o acesso aos serviços públicos do Portal Cidadão.SP. Informações sobre os serviços oferecidos, documentos necessários, prazos e taxas ainda podem ser obtidas no Disque Poupatempo, em ligação gratuita para o 0800-772-3633, ou no Guia de Informações sobre Serviços Públicos, no www.poupatempo.sp.gov.br.

De 1997, ano de sua implantação, até 2007, o Poupatempo totalizou 182.108.337 atendimentos. Em 2008, até setembro, só o posto Sé procedeu a 34.191.634 atendimentos. A meta do Governo do estado é atingir em 2009 130,3 mil e, em 2010, 140,9 mil atendimentos por dia.

Em pesquisa do Ibope, de 2007, o Programa Poupatempo foi aprovado por 97% dos entrevistados.

Colaborou Milena Andrade



10/09/2008


Artigos Relacionados


Habitação adquire imóveis para atender famílias da Baixada Santista

Reservatório Cruzeiro recebe melhorias pela Sabesp para atender Baixada Santista

Serra inaugura Poupatempo da Baixada Santista

Começam as obras do VLT na Baixada Santista

Faculdade de Tecnologia na Baixada Santista

Se Liga na Rede é ampliado na Baixada Santista