Praça Roosevelt tem show de samba sábado
Evento acontece das 13 às 22 horas no centro da Capital
Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Subprefeitura da Sé e da ONG Ação Educativa, realiza no próximo sábado, dia 1º de dezembro, das 13h às 22h, na Praça Roosevelt, o II Encontro de Rodas de Samba de Comunidade – Terreiro Paulista.
A festa, que tem o objetivo de difundir o samba tradicional paulista, vai reunir importantes grupos que mantêm esse gênero musical ativo em suas comunidades, como o Samba da Laje, Samba do Cafofo, Samba da Vela e Berço de Samba de São Mateus.
Na esquina das Ruas João Guimarães e Gravataí, numa área de aproximadamente mil metros quadrados, onde existe uma quadra de futebol, serão montadas seis tendas que trarão curiosidades sobre cada comunidade participante do evento, como fotos, CD’s, camisetas e objetos peculiares que revelam a identidade dos grupos. Além disso, haverá um grande tablado, que receberá a apresentação das rodas de samba.
Estarão se apresentando na quadra o Samba da Laje, do Bairro Vila Santa Catarina; O Berço do Samba, de São Mateus; Samba do Cafofo, da Penha; Nosso Samba, de Osasco; Samba de Pirapora, de Bom Jesus de Pirapora, e Samba da Vela, de Santo Amaro.
A partir das 18h, a programação da festa continua no palco montado no fim da Rua Guimarães Rosa, em frente ao bar Você vai se Quiser. Lá o samba ficará por conta da cantora Graça Braga e sua banda, da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus e da Velha Guarda da Camisa Verde e Branco.
Durante as apresentações, será realizada uma homenagem a Osvaldinho da Cuíca, com participação especial do Império das Baluartes do Samba de São Paulo, antigas sambistas das escolas de samba de São Paulo.
Oficialmente, o Dia Nacional do Samba é comemorado no domingo, dia 2 de dezembro. A data surgiu nos anos 1940 por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso. A data foi escolhida, pois foi nesse dia que o compositor mineiro visitou Salvador pela primeira vez. A partir de então, a festa foi se espalhando pelo Brasil, virando uma comemoração nacional.
A expectativa de público para o II Encontro de Rodas de Samba é de 5 mil pessoas ao longo do dia. No ano passado, na primeira edição, 2 mil pessoas passaram pela Praça Roosevelt para conferir as apresentações. O evento é aberto ao público. A entrada é gratuita.
Da Secretaria da Cultura
11/29/2007
Artigos Relacionados
No sábado, Praça Roosevelt se transforma em biblioteca ao ar livre
No sábado, Praça Roosevelt se transforma em biblioteca ao ar livre
Grande show comemora Mês da Consciência Negra na Praça da Sé
Samba da Vela faz show no Terminal Metropolitano Campinas
CPTM comemora o Dia Nacional do Samba com show no trem
Samba, choro, baião, bossa nova e tango estão no show do Grupo Casa 7