Praia Grande sedia 71º Jogos Abertos do Interior



Competição reúne 10 mil atletas e vai até o dia 28

O governador José Serra participou na noite de terça-feira, 17, na Praia Grande, da abertura da 71ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Neste ano, o evento reúne 191 municípios e dez mil atletas, o que dá aos jogos o título de maior competição desportiva da América do Sul.

É uma das maiores ações da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, que aplicou mais de R$ 600 mil nesta edição do JAI. As competições, em 24 modalidades, começam nesta quarta-feira, na Praia Grande, em três novos espaços poliesportivos e dois ginásios com capacidade para três mil lugares e pisos semelhantes aos das quadras da NBA (Liga Norte Americana de Basquete). Os espaços receberão a primeira divisão dos esportes coletivos, destaque dos jogos por contar com equipes de nível internacional. A disputa segue até o dia 28.

Disputado desde 1936, os Jogos Abertos do Interior têm sido plataforma para o surgimento de talentos, como o da ex-jogadora de basquete Hortência, lembrou o governador José Serra. “Por isso, essa competição é de grande importância para todo o Estado”, disse o governador. “Outra vantagem de grandes jogos como esse é que eles despertam em nossos jovens o entusiasmo pelo esporte”, completou Serra.

Idealizado pelo cronista esportivo e jogador de basquete Horácio “Baby” Barioni, a competição teve sua primeira edição disputada na cidade de Monte Alto. Na época, era denominada “Campeonatos Abertos do Interior” e contava com a participação apenas de equipes masculinas de basquete. Tomavam parte da disputa apenas oito cidades: Franca, Mirassol, Olímpia, Piracicaba, Araçatuba, Caçapava, Casa Branca e Uberlândia (MG) que viria a sediar a edição seguinte já com a inclusão da natação.

O secretário de Esporte Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, destacou que a união do Poder Público na promoção dos Jogos Abertos do Interior deste ano, reflete uma soma de esforços no sentido de incentivar a prática de esporte e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de milhares de jovens. “O esporte pode se tornar uma ferramenta de inclusão social. Essa é uma das bandeiras defendidas aqui em São Paulo”, observou Claury.

Além do governador Serra e do secretário Claury, prestigiaram a abertura do evento deputados estaduais, o prefeito da Praia Grande, Alberto Mourão, vereadores e secretários de esportes das cidades envolvidas no evento.

Cleber Mata / com Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)



10/17/2007


Artigos Relacionados


Praia Grande alimenta chama dos Jogos Abertos do Interior

Jogos Abertos no interior vão reunir 15 mil atletas

Jogos Abertos do Interior atraem 15 mil pessoas

Jogos Abertos do Interior atraem 20 mil pessoas

Jogos Abertos do Interior começam nesta segunda

Jovens vão disputar prova nos Jogos Abertos do Interior