Praias brasileiras buscam certificação socioambiental



Três praias brasileiras vão entrar no páreo para receber a certificação Bandeira Azul, um dos mais importantes selos socioambientais do mundo. São localidades litorâneas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que entram na fase piloto do programa em fevereiro próximo. O objetivo é tentar compor um seleto grupo de praias e marinas ambientalmente sustentáveis.

As candidatas à certificação são a praia do Félix (Ubatuba/ SP), a Prainha (Rio de Janeiro) e a praia de Itaúna (Saquarema/ RJ). Em fase de avaliação, encontram-se, no momento, as marinas Piratas e Verolme, ambas em Angra dos Reis (RJ).

Atualmente, a Bandeira Azul (existe uma bandeira física) tremula na Praia do Tombo (Guarujá/ SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/ RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental criado pela (Foundation for Environmental Education (FEE), instituição internacional com sede em Copenhagen (Dinamarca). No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambiental Ratones (IAR).

As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se a cumprir os critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental. As avaliações ocorrem em três instâncias: operador nacional do programa, júri nacional (do qual faz parte o Ministério do Turismo) e júri internacional.

 

Fonte:
Ministério do Turismo



27/01/2012 12:00


Artigos Relacionados


Produtores de flores de Tocantins buscam certificação orgânica

Praias brasileiras podem receber certificado de Bandeira Azul

Praias brasileiras recebem estrutura para atrair pessoas com deficiência

Hotéis nas praias brasileiras terão ocupação próxima do total no verão

Brasileiras buscam vaga nos Jogos da Juventude

Fundo Socioambiental da Caixa vai investir R$14 mi em projetos de saneamento