Prazo de financiamento estudantil poderá ser estendido por até um ano
A solicitação poderá ser realizada pelo estudante entre o semestre de encerramento do curso e o primeiro trimestre do período referente à prorrogação
O aluno que quiser continuar a receber o financiamento estudantil, concedido pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), poderá ampliar o prazo por até dois semestres consecutivos, caso precise de mais tempo para concluir o curso.
De acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira (5) no Diário Oficial da União, os estudantes que tiverem interesse na prorrogação deverão ter seu pedido validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) em até cinco dias. A solicitação poderá ser realizada pelo estudante entre o semestre de encerramento do curso e o primeiro trimestre do período referente à dilatação.
De acordo com o Ministério da Educação, para cada semestre estendido, o estudante deverá efetuar solicitação no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), devendo a primeira ocorrer a partir do semestre seguinte ao término de utilização do financiamento, observado o limite de até dois semestres consecutivos.
Havendo validação da solicitação de ampliação do prazo, o estudante deverá comparecer à Comissão Permanente para assinar o Documento de Regularidade de Dilatação (DRD), impresso em duas vias – uma destinada ao estudante e a outra, à própria CPSA.
Regras
Durante o período de prorrogação do financiamento, a realização de transferência só poderá ocorrer em casos de mudança de instituição de ensino para conclusão do curso financiado, e desde que a quantidade de semestres a cursar não ultrapasse o prazo máximo permitido para ampliação.
O estudante não poderá efetuar transferência de curso e de instituição de ensino em um mesmo semestre.
A ampliação do prazo de utilização do financiamento, segundo o MEC, não será considerada no cômputo do prazo de amortização do financiamento.
Fies
O Fies foi criado em 1999 com o objetivo de financiar os estudos dos alunos de cursos de graduação matriculados em instituições particulares.
O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de, no máximo, 20 salários mínimos podem requerer o financiamento. Outro critério é estar matriculado em cursos de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do MEC.
Leia mais:
Financiamento estudantil atinge 305 mil contratos firmados em 2012
Prazo para renovação do Fies é prorrogado para 31 de dezembro
Brasil mantém projetos que facilitam o acesso à educação superior
Com o Fies, estudantes podem financiar até 100% das mensalidades
Fonte:
Agência Brasil
Portal Brasil
05/09/2012 18:08
Artigos Relacionados
Contratos do Financiamento Estudantil têm prazo de renovação prorrogado
Prazo para renovar financiamento estudantil é prorrogado até 31 de julho
Termina nesta sexta (30) prazo para encerramento de financiamento estudantil
Beneficiários do Fies poderão ter prazo maior para quitar financiamento estudantil
Prazo do edital do Estação Juventude é estendido
Financiamento estudantil terá incremento de R$ 2,5 bilhões