Preço do etanol deve baixar este mês, prevê Mantega



Um dos vilões da inflação alta, o etanol deverá dar uma folga para o consumidor neste mês. A previsão foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ele disse que o fim da entressafra e o início da colheita da safra deste ano deverão derrubar os preços do etanol e influenciar no custo da gasolina, em cuja composição entra com 20%.

Mantega lembrou que o governo editou a Medida Provisória 532/10, que dá à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o poder de regular a produção, a importação, a exportação, a estocagem e a venda do etanol e outros biocombustíveis.

A MP também amplia a banda de variação da mistura do etanol anidro na gasolina dos atuais 20 a 25% para 18 a 25%. Ou seja, numa situação de escassez de etanol, como a atual, pode-se baixar o percentual dele na composição da gasolina.

Além da entressafra, outro fator que contribuiu para a alta do etanol, na avaliação do ministro, foi a opção do produtor pela cana-de-açúcar, cujo preço subiu nos mercados interno e externo. Ou seja, a perspectiva de melhor resultado financeiro com o açúcar reduziu a produção do etanol.



03/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pregão eletrônico deve baixar preço de uniformes escolares

Conta de eletricidade das famílias deve baixar 16%, prevê Banco Central

Preço do etanol só deve cair em maio, estimam usineiros e distribuidores

Preço do etanol deve se normalizar na próxima semana, dizem produtores

ORÇAMENTO DE 99 DEVE SER VOTADO ESTE ANO, PREVÊ ARRUDA

Varejo de SP deve crescer 7% este ano, mas setor prevê dificuldades em 2011