Preços agropecuários fecham o mês de fevereiro em alta, mostra índice
Amendoim, tomate, laranja e ovos impulsionaram a alta de 2,04% de acordo com o levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta)
De acordo com o IqPR (Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista) divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) o último mês de fevereiro fechou com alta nos preços agropecuários de 2,04%.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Entre os itens que tiveram maiores altas e impulsionaram o resultado mensal para cima estão o amendoim (38,55%), tomate para mesa (34,98 %), laranja para mesa (31,85%) e ovos (11,62%).
O que motivou a elevação dos preços nesses itens foram, no caso do amendoim o aumento das exportações e o bom desempenho das vendas pelas indústrias de confeitos. Já para o tomate, as chuvas geraram perdas na colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, elevando seus preços, segundo os pesquisadores do IEA.
A escassez de laranja de qualidade e o aumento da demanda com o fim das férias escolares propiciaram o reajuste nos preços recebidos pelos citricultores. A oferta reduzida de ovos no mês de fevereiro apresentou enorme reajuste dos preços recebidos pelos granjeiros.
Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços neste mês foram: batata (13,55%), soja e café (5,23%). Para ver as tabelas com os resultados e o artigo completo basta acessar o link do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).
Do Portal do Governo do Estado
03/12/2013
Artigos Relacionados
Preços agropecuários têm alta de 0,85%
Preços agropecuários têm alta de 0,74%
Preços agropecuários têm alta de 0,68%
Preços agropecuários continuam em alta
IEA registra alta de 7,86% nos preços agropecuários
Preços agropecuários acumulam 3ª queda consecutiva em fevereiro