Prefeitos e vereadores precisam assumir compromisso em prol do ensino público, pede Renan Calheiros



Ao discursar nesta quarta-feira (15), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que os prefeitos e vereadores eleitos nas eleições deste ano precisam assumir um compromisso em prol do ensino público. Ele ressaltou a obrigação dos Executivos estaduais e municipais de implantarem com rapidez o piso salarial de R$ 950 para os professores. O senador lamentou que professores ainda recebam menos que esse valor.

- É necessário respeitar os direitos dos educadores. Os eleitos devem começar a implantar o piso salarial o mais rapidamente possível e oferecer escolas com boa infra-estrutura, onde o educador tenha melhores condições de ensinar e o aluno, de aprender. Acabamos de passar por eleições municipais e é oportuno que vereadores e prefeitos assumam compromisso com o ensino público de qualidade. A educação precisa estar na pauta de prioridade dos municípios - disse.

O senador saudou os professores brasileiros pela comemoração do Dia do Professor e lembrou que a Constituição estabeleceu que o ensino deve ser ministrado com base na valorização dos profissionais da educação e na garantia de plano de carreira e piso salarial.

Entretanto, na opinião de Renan, apenas boa remuneração não basta, sendo necessário proporcionar aos professores estruturas física, tecnológica e intelectual, principalmente com mais investimentos na formação e na capacitação contínua. Essas, pontuou o senador, são recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Renan informou ainda que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Síntese dos Indicadores Sociais 2008 - Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira, mostrando que a taxa de analfabetismo das pessoas com mais de 15 anos caiu de 14,7% para 10% entre 1997 e 2007. Mesmo assim, ressaltou, ainda existem cerca de 14 milhões de analfabetos no Brasil, sendo que, destes, 9 milhões são negros ou pardos e mais da metade reside na Região Nordeste.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) elogiou o pronunciamento do colega e disse que a educação deveria ser a "prioridade número um do Estado brasileiro".



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Prefeitos se reúnem com Renan Calheiros

Em reunião com Dilma, Renan Calheiros reforça compromisso com equilíbrio fiscal

Prefeitos pedem a Renan Calheiros aumento do Fundo de Participação dos Municípios

Renan Calheiros participa da Marcha dos Prefeitos ao lado de Dilma Rousseff

Mão Santa pede compromisso dos senadores com reexame do número de vereadores

Renan Calheiros recebe Frente Nacional dos Prefeitos para debater financiamento do passe livre