Prefeituras que negociaram com parlamentares serão as primeiras a serem investigadas



As primeiras prefeituras a serem investigadas pela CPI dos Sanguessugas, entre aquelas beneficiadas por emendas de parlamentares sob suspeita, serão aquelas cujos prefeitos se reuniram com esses mesmos congressistas para acertar como seriam realizadas as fraudes - as quais envolviam, inclusive, a definição das empresas que venceriam as respectivas licitações. A afirmação foi feita nesta terça-feira (15) pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP), sub-relator de sistematização da comissão. A denúncia de que alguns dos parlamentares investigados teriam se reunido com prefeitos antes da liberação das verbas foi feita por Luiz Antonio Trevisan Vedoin, acusado de ser um dos principais operadores do esquema.

- Os municípios, ou melhor, seus representantes, serão chamados para confirmar se tais reuniões ocorreram ou não - disse Sampaio.

Mapas

A CPI também apresentou nesta terça-feira "mapas" elaborados para cada parlamentar investigado, que os relacionam por meio de diagramas às emendas que eles apresentaram ao orçamento, aos municípios beneficiados, aos convênios assinados pelo Ministério da Saúde para liberar as verbas correspondentes e às empresas vencedoras das licitações, além de indicar repasses de dinheiro para as contas do próprios congressistas.

- Esses mapas são, na verdade, roteiros que demonstram e evidenciam a participação de prefeituras e parlamentares - explicou Sampaio.

O subrelator responsável pela investigação do Executivo, deputado federal Júlio Redecker (PSDB-RS), declarou que a comissão solicitará o auxílio dos tribunais de conta dos estadospara realizar as diligências nos contratos das prefeituras. Ele explicou que essa ajuda é necessária devido ao número de convênios a serem pesquisados: cerca 161 mil entre 2000 e junho de 2006.

- Não se está, aqui, prejulgando os municípios citados, pois há muitas pessoas decentes nas prefeituras citadas - disse Redecker, observando, no entanto, que é preciso investigar os municípios beneficiados por emendas.

O sub-relator declarou ainda que a CPI deverá examinar as emendas de bancadas, para verificar se delas participaram os congressistas sob investigação.

Ao destacar que o foco da comissão, agora, está no Executivo, Redecker frisou que, além das prefeituras, serão investigadas as possíveis participações dos Ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e da Educação.



15/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


DENÚNCIAS A SEREM INVESTIGADAS PELA CPI DO FUTEBOL

Relações entre Cachoeira e parlamentares devem ser investigadas por CPI mista

Ligações entre parlamentares e Cachoeira devem ser investigadas por CPI mista

Emendas parlamentares começarão a serem liberadas

Primeiras 26 mil bicicletas serão doadas a estudantes de 70 municípios

Primeiras cidades beneficiadas pelo PNBL serão conectadas até junho