Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia homenageia inovadores



Pesquisadores e cientistas brasileiros que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional têm a chance de concorrer ao Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia. Instituído em 8 de abril de 1981, o prêmio honra o escolhido com uma medalha, um diploma e uma bonificação no valor de R$ 200 mil, concedida pela Fundação Conrado Wessel ao pesquisador cuja obra tenha colaborado para o progresso em sua área.

A premiação obedece a um sistema de rodízio, que a cada ano contempla uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; Ciências da Vida; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O vencedor é nomeado pela Comissão de Especialistas, constituída por nove pesquisadores indicados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia foi criado em 1981 para a comemoração dos 30 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem como parceiros a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil. Em de 29 de janeiro de 1986 foi alterado pelo Decreto nº 92.348, passando a se chamar Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, e em 4 de outubro de 2006 foi restaurado pelo Decreto 5.924.

Veja mais informações sobre o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia.



17/05/2012 11:47


Artigos Relacionados


Físico quântico recebe o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia

Engenheiro recebe Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Prêmio Almirante Álvaro Alberto será entregue no dia 23

Bioquímico Walter Colli vence Prêmio Almirante Álvaro Alberto

Comissão definirá indicados ao Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2014

CNPq divulga ganhador do Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2010