Prêmio Chico Mendes homenageia instituições defensoras da floresta



Instituições que atuam em defesa da floresta vão receber na próxima quarta-feira (23), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), comenda de menção honrosa da Edição Especial do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, dedicada ao Ano Internacional das Florestas, instituído pelas Nações Unidas. A cerimônia, que será realizada às 19h, também homenageará o ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o procurador da República no Pará, Daniel Azeredo.

O Prêmio Chico Mendes foi criado em 2002 com o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas de proteção ao meio ambiente que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nas nove edições competitivas, de 2002 a 2010, foram registradas 663 inscrições de todos os biomas brasileiros. No ano passado, trabalhos em seis categorias distribuíram R$ 140 mil em premiação: Liderança individual; Organização da Sociedade Civil; Negócios Sustentáveis; Educação Ambiental; Saúde e Meio Ambiente; e Município.

Além da premiação, haverá uma apresentação musical do cantor e compositor mineiro Lô Borges. O Prêmio Chico Mendes é patrocinado pela Natura e recebe apoio da GIZ (Cooperação Alemã).

Formato 2012

A partir de 2012, o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente passa a ser bianual, e sua organização operacional contará com parcerias, incluindo a participação do terceiro setor e de instituições públicas. A coordenação permanece com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), que abrirá as inscrições para a disputa no primeiro semestre.

A novidade do prêmio em 2012 é a de que outros biomas brasileiros foram incluídos na disputa, além da Amazônia Legal - região a que estavam restritos os participantes das edições anteriores.

Projetos e atividades realizados no Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal e Amazônia serão contemplados em diferentes categorias, representando quase a totalidade do território brasileiro. “Na edição de 2010, tivemos 115 inscritos. Para a primeira edição nacional, em 2012, a expectativa é ultrapassar 500 inscrições”, afirma a gerente de projeto do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Nazaré Soares, coordenadora do Prêmio Chico Mendes.

Chico Mendes

O seringueiro e líder sindical Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi um dos mais influentes ativistas ambientais da Amazônia. Seu trabalho em favor da preservação das florestas recebeu reconhecimento internacional. Assassinado no Acre em 1988, em um crime encomendado por fazendeiros, Chico Mendes se tornou um símbolo da luta ambiental.

Fonte:

Ministério do Meio Ambiente



17/11/2011 19:22


Artigos Relacionados


Chico Mendes, legado de coragem em defesa da floresta

Suplicy homenageia Chico Mendes

TV Senado homenageia Chico Mendes

Congresso homenageia Chico Mendes em sessão solene

Última semana para inscrições do Prêmio Chico Mendes

Inscrições para Prêmio Chico Mendes prorrogadas até 17 de setembro