Prêmio de sustentabilidade divulga vencedores



Apoiado institucionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Green Project Awards Brasil (GPA) divulga nesta sexta-feira (1º) os vencedores de sua edição 2013. Elaborado para estimular boas práticas em desenvolvimento sustentável, o prêmio divide-se em cinco categorias: “Iniciativa de Mobilização”, “Iniciativa Jovem”, “Produto ou Serviço”, ”Pesquisa e Desenvolvimento” e “Gestão Eficiente de Recursos”, esta última criada para a edição deste ano e coordenada pelo MDIC. A cerimônia de premiação ocorre nesta sexta-feira (1º de novembro), no Teatro Vivo, em São Paulo.

No total, são 40 projetos selecionados entre 188 inscritos em todo o Brasil. Responsável por selecionar os finalistas da categoria “Gestão Eficiente de Recursos”, a Coordenadora-Geral de Análise da Competitividade e Desenvolvimento Sustentável do MDIC, Beatriz Carneiro, ressalta a necessidade da utilização de recursos de maneira sustentável.  “Os recursos naturais são finitos e precisamos preservar e otimizar o uso de água, energia e materiais, assim como reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos”, explica.

A coordenadora enxerga afinidades entre o propósito da premiação e a atuação do ministério. “Os objetivos do prêmio são convergentes com as políticas desenvolvidas pelo MDIC para a produção da sustentabilidade na indústria”, diz. Beatriz cita também que o MDIC possui vários projetos sustentáveis incluídos no Plano Brasil Maior, como o apoio a fontes renováveis de energia e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sobre o GPA Brasil

O Green Project Awards Brasil é uma iniciativa da GCI, uma consultoria portuguesa especializada em sustentabilidade. Em cada país, o governo local é sempre um parceiro do programa. No Brasil, a co-realização é do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O prêmio visa dar visibilidade a empresas, pessoas e instituições que promovam ações de sustentabilidade e está em sua segunda edição no Brasil. Nascido em Portugal, o Green Project existe desde 2008 e é uma iniciativa reconhecida pelo governo local, pela Comissão Europeia e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A proposta do GPA é premiar resultados, não intenções. A única exceção é a categoria Iniciativa Jovem, onde os premiados são escolhidos pela ideia que tiveram e pela possibilidade de que essa mesma ideia seja reproduzida em outros locais. Nas outras categorias, só podem se inscrever projetos com resultados comprovados.



01/11/2013 12:13


Artigos Relacionados


Prêmio Innovare divulga vencedores

Prêmio de iniciação científica divulga vencedores

Cultura divulga vencedores do Prêmio Estímulo

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia divulga vencedores

Prêmio de inovação divulga lista de vencedores regionais

Prêmio Luiz de Castro Faria 2013 divulga vencedores