Prêmio de tecnologia social do Banco do Brasil já tem mais de 250 inscrições



Estão abertas desde 4 de abril as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Podem participar da iniciativa instituições sem fins lucrativos de direito público ou privado. Até agora, 258 tecnologias já foram inscritas, sendo 49 concluídas e 209 em andamento.

Serão entregues nove prêmios no valor de R$ 80 mil cada; cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial: "Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil"; "Gestão de Recursos Hídricos"; "Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais"; e uma nova categoria: "Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza". 

As inscrições podem ser feitas através do portal da Fundação BB até o dia 30 de junho. o Prêmio conta com patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, Unesco e KPMG Auditores Independentes.

O prêmio é concedido a cada dois anos e tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

A iniciativa é dividida em três etapas: certificação, seleção e julgamento. Todas as inscrições recebidas até o dia 30 de junho participam da etapa de certificação. As tecnologias certificadas serão inseridas no Banco de Tecnologias Sociais, receberão um Certificado de Tecnologia Social e passarão, automaticamente, a concorrer à etapa de Seleção das Finalistas do Prêmio.

Na segunda etapa, as tecnologias sociais certificadas serão pontuadas segundo critérios de efetividade, nível de sistematização e resultados qualitativos e quantitativos. Serão declaradas finalistas 3 tecnologias, por categoria, que obtiverem as médias mais elevadas.

Na terceira e última etapa, as tecnologias sociais finalistas serão pontuadas segundo critérios de inovação, nível de envolvimento da comunidade, transformação social e potencial de reaplicabilidade. A tecnologia com maior pontuação média, em cada categoria, será declarada vencedora.

A relação das tecnologias sociais certificadas será disponibilizada no site da Fundação BB na segunda quinzena de setembro de 2011. Os finalistas serão comunicados formalmente. A premiação das vencedoras acontecerá em novembro, em cerimônia em Brasília.

 

Tecnologia Social

A tecnologia social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), base de dados on-line contendo informações sobre as tecnologias e instituições que as desenvolveram. O BTS é o principal instrumento utilizado pela Fundação Banco do Brasil para disseminar, promover e fomentar a reaplicação de tecnologias sociais.

 

Fonte:
Banco do Brasil



23/05/2011 21:40


Artigos Relacionados


Terminam nesta 6ª inscrições para prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Projetos do MDS ganham Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Banco do Brasil premia Embrapa por tecnologia social

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS abre inscrições

Inscrições para Prêmio México de ciência e tecnologia vão até 1º de outubro

Inscrições abertas para Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia