Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo lança edição de 2013



A ministra da Cultura, Marta Suplicy e o presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga lançam nesta quinta (19), às 15h30, o edital do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2013. O lançamento será na Sala Sidney Miller, no térreo do Palácio Gustavo Capanema, Centro do Rio.

A edição de 2013 do Prêmio Carequinha ultrapassa em investimentos a do ano de 2012. Serão destinados à atividade circense totalizando 10 milhões de reais. O número de prêmios também aumentou. Serão contemplados 200 projetos – no ano passado foram 159 prêmios.

Com esses investimentos, o Ministério da Cultura e a Funarte buscam não apenas diminuir as carências do segmento, mas principalmente reconhecer a importância da arte circense para a cultura brasileira.

Os prêmios serão distribuídos em seis categorias: Circos de Lona; Números; Espetáculos; Formação; Residência Artística e Pesquisa.

Os interessados terão o prazo de 45 dias, após a publicação do edital no Diário Oficial da União, para se inscreverem. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Circo da Funarte, pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (21) 2279-8034.

Sobre o Prêmio Carequinha

Criado em 2003 ainda sem o nome do grande palhaço brasileiro que viria a falecer em 2006, o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo tornou-se ao longo dos anos, uma referência na política pública voltada para essa linguagem artística. Seu formato, categoria e exigências têm sido mudadas de acordo com os anseios, necessidades e possibilidades diagnosticadas pelos técnicos da Funarte, ao longo desses anos.

Essas mudanças e adaptações têm possibilitado que o número de projetos inscritos seja maior a cada ano. E, como resposta ao aumento das inscrições e ao reconhecimento da importância que o prêmio adquiriu na produção artística na área de Circo, a Funarte vem, também ano a ano, aumentando consideravelmente os recursos a ele destinados.

O Prêmio Carequinha é, dentre outras iniciativas da Coordenação de Circo da Funarte, o que mais contribui para a renovação e reestruturação da atividade em nosso país. Além de buscar atingir todos os seus seguimentos.

Os resultados alcançados, desde 2003, comprovam que o prêmio tem feito uma enorme diferença não só na vida dos circenses mais necessitados, mas ainda na experimentação e desenvolvimento dessa linguagem, assim como no seu registro e documentação.

Nos últimos quatro anos, foram trocadas mais de 250 lonas de circos pequenos e médios, espalhados por todo território brasileiro, o que é fundamental para a sobrevivência de pequenos e médios empreendedores, que vivem exclusivamente da venda de ingressos. Na área de pesquisa, o prêmio possibilitou a realização de 40 pesquisas, voltadas exclusivamente para a área de circo.

Fonte:

Funarte



18/12/2013 17:48


Artigos Relacionados


MinC e Funarte lançam Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo

Funarte divulga lista de contemplados com prêmio de estímulo ao circo

Funarte divulga resultado do concurso de estímulo ao circo, dança e teatro

Cultura lança prêmio para projetos de dança, teatro e circo

Divulgada edição 2013 de prêmio de Ciência e Sustentabilidade

Alckmin lança edição 2013 do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza