Prêmio Jovem Cientista divulga os resultados da 25ª edição



Os vencedores do 25º Prêmio Jovem Cientista foram anunciados nesta terça-feira (8) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O tema desta edição do prêmio, que obteve um número recorde de inscrições, foi Cidades Sustentáveis. Foram analisados mais de 2 mil trabalhos, 7% a mais do que em 2010. A entrega da premiação será feita pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, no dia 6 de dezembro. 

Na categoria Mérito Institucional, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Colégio Stella Maris de Viamão (RS) foram homenageados pelo maior número de trabalhos inscritos com mérito científico. A categoria Menção Honrosa foi concedida ao professor e bolsista do CNPq, Lazaro Valentin Zuquette , da Universidade de São Paulo (USP), por sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do tema Cidades Sustentáveis.

A dissertação de mestrado da vencedora da categoria graduado, Uende Aparecida Ferreira Gomes, tratou da ampliação do saneamento básico em áreas periféricas. “Existe um déficit de acesso ao saneamento básico e a maior parte das pessoas que não tem acesso se concentra em vilas e favelas”, afirmou.

O vencedor da categoria estudante do ensino superior foi Kaiodê Biague, que buscou integrar o transporte público de qualidade com a geração de energia renovável, por meio da instalação de mini-usinas solares fotovoltaicas em sistemas de transporte rápido por ônibus. “Percebi que seria possível unir energia limpa com mobilidade e utilizar essa energia para a iluminação pública, por exemplo, e atrair o usuário do veículo particular para o transporte público”, afirmou Kaiodê.

Já a vencedora da categoria ensino médio, Ana Gabriela Ramos, se preocupou com o acúmulo de plástico, utilizado para embalar mudas de plantas, uma vez que o material demora até 400 anos para se decompor, além do aproveitamento de resíduos de biomassa, como o bagaço da cana. “Em grandes plantações o saco plástico permanece no solo, mas a embalagem desenvolvida no projeto pode ser inserida no solo com a planta e serve de nutriente”, explicou.

Confira os vencedores no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Fonte:
CNPq



09/11/2011 11:36


Artigos Relacionados


Cidades sustentáveis é o tema da nova edição do Prêmio Jovem Cientista

Prêmio Jovem Cientista anuncia vencedores da edição que marca 30 anos do projeto

Nova edição do Prêmio Jovem Cientista será lançada em Brasília nesta quarta

Divulgados os vencedores do 26º Prêmio Jovem Cientista

Dilma entrega Prêmio Jovem Cientista em Brasília

CNPq anuncia vencedores do 17º Prêmio Jovem Cientista