Prêmio Mario Covas: Conheça as características dos projetos



Saiba mais detalhes sobre as categorias que concorrem à premiação

-  A categoria Atendimento ao Cidadão visa a analisar projetos que resultaram em ações que favoreçam a melhoria da relação entre o cidadão e a administração pública. Em Gestão de Recursos Humanos os trabalhos são aqueles destinados a ações direcionadas à valorização do servidor público, à melhoria da qualidade do gerenciamento de pessoas ou à otimização do uso dos recursos humanos. À categoria Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização deverão submeter-se ações que melhorem o uso dos recursos públicos e ações de racionalização dos processos administrativos que busquem maior eficiência e agilidade no serviço público. 

- Na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, os trabalhos devem atender a um dos temas abaixo:

• infra-estrutura – ações para a melhoria e a ampliação dos recursos básicos de tecnologias da informação e comunicação no Estado;

• transações internas – ações direcionadas ao desenvolvimento e integração de processos e sistemas de informação intersetoriais;

e-serviços públicos – ações para a expansão da oferta de serviços eletrônicos a cidadãos, servidores, fornecedores e outros níveis de governo;

e-democracia – ações que visem à promoção, por meio do uso de recursos de tecnologias da informação e comunicação, da interação entre os cidadãos e os governantes, da participação da sociedade nos processos de tomada de decisão e da transparência das ações do governo;

• inclusão digital – ações que têm por objetivo capacitar os cidadãos do Estado para o exercício efetivo da sua cidadania, por meio do uso de recursos de tecnologias da informação e comunicação;

design de hipermídia – ações direcionadas ao desenvolvimento de produtos e serviços governamentais para a Internet. 

Critérios de análise

Para as categorias Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (temas infra-estrutura, transações internas, e-serviços públicos, inclusão digital e e-democracia); Atendimento ao Cidadão; Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização; e Gestão de Recursos Humanos serão observados critérios como relevância do trabalho, caráter inovador, relação custo-benefício, efetividade de resultados, promoção da transparência e do controle social e possibilidade de multiplicação. Na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, tema design de hipermídia, serão observados, entre outros critérios, estrutura, navegabilidade, acessibilidade, interatividade, integração, caráter inovador e possibilidade de multiplicação.