Presidenta Dilma recebe telefonemas do presidente da Colômbia e da subsecretária-geral da ONU
A presidenta Dilma Rousseff recebeu, na tarde desta sexta-feira (12/8), telefonema do presidente da Colômbia, Juan Manoel Santos, e, em seguida, da subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. A informação foi repassada à imprensa pelo porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena Soares.
O presidente Santos lembrou da realização, no dia 5 de agosto, em Bogotá, do I Foro de Investimento Brasil-Colômbia, com a presença do ex-presidente Lula e de empresários dos dois países. Segundo o porta-voz, o presidente Santos sugeriu a criação de grupo bilateral com empresários do Brasil e da Colômbia.
A presidenta Dilma Rousseff, por sua vez, disse que a reunião realizada na Colômbia foi um grande passo e que seria necessário dar continuidade ao encontro. Ela apoiou a criação de um grupo bilateral composto pelos setores público e privado. Da parte do governo – na visão da presidenta – fariam parte os Ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Por fim, Juan Manoel Santos convidou a presidenta para fazer uma visita oficial à Colômbia. Dilma Rousseff aceitou, e fez o mesmo convite ao presidente Santos. “As datas serão acertadas posteriormente”, afirmou Rodrigo Baena.
Michelle Bachelet - Em seguida, a presidenta Dilma conversou com a atual subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora executiva da ONU Mulheres. Bachelet tinha visita marcada ao Brasil nos dias 27 e 28 de setembro, mas solicitou à presidenta remarcar a viagem para dezembro, de modo a coincidir com a data da Conferência Nacional de Política para Mulheres. De acordo com o porta-voz, a presidenta se manifestou de acordo.
Bachelet disse ainda estar feliz pelo fato de ser a primeira vez que uma mulher abrirá a sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que será realizada no dia 21 de setembro em Nova York. Como tradicionalmente é o Brasil quem abre a reunião, será a primeira vez que uma mulher – a presidenta Dilma – fará a abertura.
A subsecretária-geral convidou a presidenta brasileira a participar do Seminário Participação Política das Mulheres durante a estada da presidenta Dilma em Nova York. O objetivo da reunião é reafirmar a importância da participação das mulheres nas instancias de poder e da inserção dos temas ligados à equidade de gênero na agenda política dos países. “A presidenta Dilma Rousseff reagiu positivamente ao convite”, informou o porta-voz.
Fonte:
Blog do Planalto
12/08/2011 19:18
Artigos Relacionados
Presidenta Dilma recebe lista tríplice para Procuradoria Geral da República
Presidenta Dilma será a primeira mulher a abrir o debate geral da Assembleia Geral da ONU
Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, na abertura do Debate Geral da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas - Nova Iorque/EUA
Presidenta Dilma abre 68ª Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira
Sarney recebe ex-presidente da Colômbia
ACM RECEBE VICE-PRESIDENTE DA COLÔMBIA