Presidente abre exposição de obras de arte do Congresso



O presidente do Senado, José Sarney, abriu na manhã desta terça-feira (18), ao lado do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, a exposição Obras de Arte - Câmara e Senado, no Salão Negro do Congresso Nacional. A iniciativa, que faz parte das comemorações dos 180 anos do Poder Legislativo, reúne 48 obras de arte que, habitualmente, permanecem expostas nos espaços das duas Casas.

São 25 telas da Câmara e 23 do Senado em técnicas diversos (óleo, acrílico, aquarela, litografia e xilogravura) e estilos variados. A mais antiga (1912) mostra o perfil de uma mulher e é intitulada Retrato da República, do pintor Décio Villares. A mais recente (2003), de Nancy Safatle, é um painel denominado Pátria Amada. MOutros dois painéis presentes na exposição são de Veronese e Burle Marx.

Ainda na mostra, o óleo de Rafael Falco (1951) que adorna parede da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara, Tiradentes ante o Carrasco. Os visitantes terão oportunidade de conhecer também obras de Aldemir Martins, Iberê Camargo, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Guido Mondim, Quirino Campofiorito, Carlos Scliar e Djanira, entre outros. A exposição, que poderá ser vista até o dia 1º de dezembro em horário comercial, é aberta ao público em geral.



18/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Museu de Arte Sacra de São Paulo abre exposição neste sábado

Cultura: Museu de Arte Contemporânea abre na quinta-feira exposição Conexões

Exposição no Museu de Arte Sacra relembra o IV Congresso Eucarístico Nacional

Evento: USP abre inscrição para o congresso sobre história da arte

Evento: USP abre inscrição para o congresso sobre história da arte

Evento: USP abre inscrição para o congresso sobre história da arte