Presidente da Coréia do Sul visita Senado



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, recebeu nesta quarta-feira (19) visita oficial do presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, e comitiva com cerca de 30 pessoas, entre congressistas e ministros daquele país e diplomatas. Garibaldi conduziu os visitantes ao Plenário da Casa, onde o presidente sul-coreano louvou as relações entre Brasil e Coréia do Sul e convidou os parlamentares brasileiros a visitarem seu país.

Garibaldi e vários senadores cumprimentaram o chefe de Estado sul-coreano e elogiaram o desempenho da economia da Coréia do Sul e a qualidade do sistema educacional do país.

- Quero aqui saudar o presidente Lee Myung-bak, e dizer que Sua Excelência traz para o nosso país uma nova face da Coréia do Sul, não apenas do ponto de vista político, mas, também, do ponto de vista econômico - disse Garibaldi.

Em breve discurso, Lee Myung-bak agradeceu a "recepção calorosa" e informou sobre compromisso assumido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de intensificar as relações econômico-culturais entre os dois países e "atuar com o objetivo de gerar maiores riquezas e defender os direitos das duas nações frente aos países desenvolvidos".

O presidente da Coréia do Sul também se disse satisfeito por haver presenciado discurso do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Crescimento

Garibaldi informou que o presidente Lee Myung-bak foi eleito em dezembro de 2007 e tomou posse em abril de 2008, depois de ser prefeito da capital Seul. O presidente do Senado disse ainda que a Coréia do Sul tem uma população de cerca de 49 milhões de habitantes, renda per capita de US$ 20 mil e crescimento do PIB, em 2007, de 5%. Os senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN) também saudaram o presidente visitante.

Estavam, ainda, no Plenário, a embaixadora do Brasil na Coréia do Sul, Celina Maria Assumpção do Valle Pereira, o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Coréia, deputado Cláudio Cajado, o embaixador da Coréia do Sul no Brasil e o ministro das Relações Exteriores daquele país. 



19/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Itamaraty divulga em nota visita do ministro da Coreia do Sul ao Brasil

Presidente da Coréia do Sul é recebido em Plenário

Presidente da Argentina visita Senado

Presidente da Argentina visita o Senado

Presidente do Chile visita o Senado

Presidente do IPCC visita o Senado