Presidente da Petrobras fala ao Senado sobre situação da empresa
A presidente da Petrobras, Graça Foster, discute na próxima terça-feira (14) a atual situação da empresa em audiência pública conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Em pauta, estarão temas como a venda de ativos da companhia no exterior e o aumento do preço da gasolina.
Os senadores também querem ouvir da presidente da Petrobras quais as perspectivas da estatal para 2013 no que se refere a produção e refino e as estratégias para reduzir as importações de petróleo e derivados. A iniciativa de chamar Graça Foster ao Senado foi dos senadores Ana Amélia (PP-RS), Humberto Costa (PT-PE) e Wellington Dias (PT-PI).
Lucros
Um dos primeiros pontos a serem esclarecidos na audiência pública será a notícia de que a Petrobras estaria vendendo seus ativos na Argentina. Na opinião da senadora Ana Amélia, a medida pode ser indício de dificuldades enfrentadas pela empresa.
Outra questão na pauta da audiência serão os lucros da companhia. Em 2012, a Petrobras lucrou aproximadamente R$ 21,1 bilhões, batendo a meta de produção estabelecida para 2012 de 1,9 milhão de barris de petróleo. Também a produção do pré-sal atingiu recorde, com 214 mil barris diários. Apesar disso, o lucro líquido da Petrobras em 2012 foi, em média, 36% inferior ao valor apurado em 2011.
Os senadores querem saber quais têm sido as políticas de preços e de investimentos da estatal, informações consideradas fundamentais para a população e, principalmente, para os acionistas minoritários da empresa – nos últimos anos, muitos trabalhadores utilizaram recursos do FGTS para comprar ações da Petrobras. A audiência pública terá início às 11h, na sala 19 da Ala Alexandre Costa.
10/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Graça Foster fala aos senadores sobre situação da Petrobras
Presidente da Funai fala sobre situação dos índios no Roda Viva
Presidente da Petrobras fala sobre reajuste de preços e metas de produção em audiência pública
RICARDO SANTOS FALA À TV SENADO SOBRE SITUAÇÃO DA ECONOMIA
FREITAS NETO FALA À TV SENADO SOBRE SITUAÇÃO DAS ESTRADAS BRASILEIRAS
ÁLVARO DIAS FALA À TV SENADO SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRAS