Presidente da República Dominicana visita Renan



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe nesta quarta-feira (20), às 15h15, o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, que realiza sua terceira visita ao Brasil. De acordo com o Itamaraty, esse é um dos países com os quais Estados Unidos e Brasil estão interessados em realizar ações conjuntas para a implantação de um programa de biocombustíveis.

O governo dominicano já definiu essa proposta como oportuna, visto que o país vem unindo esforços para desenvolver sua indústria canavieira para a produção de etanol. Já teve início, inclusive, a troca de informações com empresas brasileiras no propósito de importar variedades de cana-de-açúcar mais adequadas à produção de etanol. Aquele país já começou também a investir na mecanização maciça da lavoura canavieira.

O Itamaraty informa ainda que o plano de viabilidade para esse programa de biocombustíveis, em fase final de elaboração, deve ser aprovado em julho. O esboço foi apresentado por consultores da Fundação Getúlio Vargas (que trabalharam no tema do etanol com a Petrobras e a empresa japonesa Mitsui) e está sendo discutido com técnicos da United States Trade and DevelopmentAgency (USTDA).

Durante sua visita ao Brasil, Leonel Fernández fará contatos com autoridades políticas e representantes do empresariado nacional. Em Salvador, visitará a Fundação Norberto Odebrecht. Em São José dos Campos (SP), conhecerá as instalações da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e participará do 7º Encontro Internacional Virtual Educa. Em São Paulo, terá encontros com empresários da área de etanol e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Na quarta-feira, além do encontro com o presidente do Senado, Leonel Fernández será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. No Brasil, Leonel Fernández visitará também o Rio de Janeiro, onde participará de reuniões na Fundação Getúlio Vargas e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em seguida, se dirigirá a Manaus, para conhecer a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Fundação Desembargador Paulo Feitoza.



18/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente da República Dominicana visita o Senado

Brasil e República Dominicana articulam cooperação

Aprovados na CRE embaixadores para Guiana e República Dominicana

Empresários brasileiros negociam mais de US$ 40 milhões na República Dominicana

Comércio entre Brasil e República Dominicana é tema de seminário

Empresas brasileiras participam de missão empresarial à República Dominicana