Presidente do Parlamento do Mercosul apresenta plano de trabalho



O presidente do Parlamento do Mercosul, Roberto Conde, apresentou nesta terça-feira (7), em Plenário, seu plano de trabalho. Ele sugere à Casa cinco prioridades: cidadania, soberania, desenvolvimento regional, "sul-americanismo" e legislação.

Sobre a cidadania, o presidente afirma que há um "déficit democrático e de representação" no Mercosul que, espera-se, começará a ser superado com a criação do Parlamento. Conde defende a transparência das instituições diante da sociedade e a participação dos atores sociais nas múltiplas dimensões da integração.

Quanto à soberania, o presidente do Parlamento defende "um verdadeiro território aduaneiro único, que reconheça plenamente o princípio da livre circulação em seu interior, imprima uma verdadeira dinâmica de integração com um sentido econômico e político e lhe outorgue uma verdadeira dimensão externa comum frente ao resto do mundo".

Na parte do plano de trabalho referente ao desenvolvimento regional, Conde sustenta que é preciso adotar políticas de redução das assimetrias e fortalecer os sistemas de proteção social, entre outros temas. Defende ainda avanços na coordenação de políticas, a garantia do acesso preferencial dos produtos dos países membros e a rediscussão dos regimes de subsídios e incentivos ao investimento.

Ao tratar do "sul-americanismo", o presidente do Parlamento manifesta-se a favor da multiplicação dos vínculos e das atividades com a Comunidade Andina das Nações, entre outras propostas.

Sobre a legislação, o presidente sugere que o Parlamento do Mercosul, entre outras tarefas, estabeleça canais regulares e permanentes de diálogo com os Parlamentos dos países que compõem o bloco. Ele lembra que cabe à nova Casa legislativa, entre outras atribuições, propor projetos de normas do Mercosul ao Conselho do Mercado Comum e elaborar estudos e anteprojetos de normas nacionais direcionados à harmonização legislativa dos países-membros.



07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamento do Mercosul tem presidente brasileiro pela primeira vez

Mandato de presidente do Parlamento do Mercosul termina em junho

Azeredo apresenta ao Parlamento do Mercosul projetos sobre crimes de informática

Presidente da Comissão do Mercosul defende criação de Parlamento comum

Mercadante é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Mercadante é o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul