Presídios poderão ter salas de aula



 Os presídios poderão passar a contar com salas de aulas destinadas a cursos de ensino básico e profissionalizante, segundo o Projeto de Lei do Senado 217/06, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que recebeu nesta terça-feira (17) parecer favorável da Comissão de Educação (CE). A proposta será ainda examinada, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Em seu voto favorável, o relator da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), observou que a alteração na Lei de Execução Penal sugerida por Cristovam tem relação com o dever do Estado de cuidar da reintegração dos encarcerados à vida social.

- O projeto contribuirá para a humanização dos presídios, diminuindo o risco de reincidência dos apenados que, após obter a liberdade, não conseguem reinserir-se na sociedade por falta de qualificação profissional - disse Paim.

O projeto foi qualificado de "maravilhoso" pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), por facilitar a reintegração dos presos à sociedade. O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) observou que, além da qualificação profissional, a educação permitirá o desenvolvimento social e emocional dos detentos.

Durante o debate, o senador Romeu Tuma (DEM-SP) chegou a sugerir que a instalação de escolas em presídios fosse obrigatória por lei. Mas o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) ponderou que a obrigatoriedade poderia ser considerada inconstitucional, uma vez que formular tal exigência é uma prerrogativa do Poder Executivo. Por sua vez, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou que, sem aulas ou trabalho nos presídios, os detentos pensariam apenas em formas de fugir das prisões ou planejar novos crimes.

Foi aprovado em decisão terminativa o Projeto de Lei do Senado 208/06, da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que institui 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal. Essa é a data de nascimento do patrono dos peritos criminais, Otacílio de Souza Filho. O projeto foi elogiado pelo senador Romeu Tuma.

A comissão aprovou ainda parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado 120/06, Complementar, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que exclui os espetáculos circenses da incidência de impostos sobre serviços de qualquer natureza. Foi também aprovada a emenda 1 de Plenário, do senador Sibá Machado (PT-AC), ao Projeto de Lei do Senado 69/05, que altera a chamada Lei Rouanet. A emenda permite a destinação de recursos públicos às fundações culturais e aos "templos de qualquer natureza ou credo religioso".

17/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Construção de salas de aula nos presídios é aprovada na CCJ

CCJ aprova instalação de salas de aula nos presídios

CCJ vota criação de salas de aula em presídios

Projeto que prevê criação de salas de aula em presídios está na CE

Cresce inclusão em salas de aula

Pacto leva mais de 318 mil professores às salas de aula