Prévia do PIB avança 0,77% em outubro e tem maior crescimento em 6 meses
O Índice de Atividade Econômica Brasileira (IBC-Br), calculado pelo Banco Central, considerado uma espécie de "prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,77% em outubro, com ajuste sazonal (ajustado para o período). É o maior crescimento mensal desde abril deste ano, quando, segundo a série revisada do indicador, o IBC-Br subiu 1,38%. A informação foi divulgada pelo Banco Central nesta sexta-feira (13).
No acumulado de janeiro a outubro, a prévia do PIB registrou alta de 2,81%, sem o ajuste sazonal. A média móvel trimestral cresceu 0,27% entre os períodos encerrados em setembro e outubro, na série com ajuste.
Na série sem ajuste sazonal, o IBC-Br cresceu 3,82% em outubro ante setembro; 2,74% em outubro ante outubro de 2012; e 2,44% nos 12 meses encerrados em outubro de 2013.
O IBC-Br é elaborado a partir de estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. É considerado uma prévia do PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O índice também é usado pelo Banco Central, juntamente com outros indicadores, para definir a taxa básica de juros do País, a Selic.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Banco Central
13/12/2013 12:24
Artigos Relacionados
Inflação medida pelo IPC-S avança e chega a 0,38% na segunda prévia de novembro
Atividade industrial avança em seis meses
Inflação do aluguel cai para 0,75% na 1ª prévia de outubro
Segunda prévia da inflação do aluguel revela desaceleração de 0,5% em outubro
Índice que reajusta aluguel fica menor na segunda prévia de outubro
Índice que reajusta contratos de aluguel sobe 0,75% na primeira prévia de outubro