Previsão do mar é importante para acidentes de vazamentos de óleo, diz pesquisador



As previsões do tempo e condições do mar têm papel importante para a navegação, prática de esporte, resgate de vítimas, entre outras finalidades.  O professor em oceanografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Clemente Augusto Souza Tanajura, falou nesta sexta-feira (30), na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal (RN), a respeito da empregabilidade da previsão do mar e também sobre os modelos de previsão existentes no Brasil e no mundo.


O professor deu início à conferência com a afirmação de que a previsão precisa ser compreendida como um processo de estimativa. Tanajura falou ainda onde a previsão é aplicada. “Para uma navegação segura, é imprescindível a previsão do mar. Sem isso, um navio não pode estabelecer sua rota. E, em muitos casos, nem mesmo zarpar em uma expedição. Para resgate de vítimas e embarcações à deriva também são utilizados os dados para identificar as localidades de busca. O caso de lançamento de equipamentos para observação  meteo-oceanográficos é outro exemplo em que não é possível proceder sem a previsão”, descreveu.


Nos casos de vazamento de óleo, a previsão é importante para descrever o possível percurso de correntes marinhas. O professor da Universidade da Bahia, Clemente Augusto, apresentou também a Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de São Paulo (USP), Petrobras, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Marinha do Brasil.

 

A rede foi constituída principalmente para desenvolver pesquisas e tecnologias em oceanografia física para com modelagem e observação sobre o Oceano Atlântico. Estão disponíveis no site as previsões oceânicas de curto prazo, de 5 a 7 dias produzido diariamente pelos modelos oceânicos HYCOM e ROMS e campos de temperatura da superfície do mar elaborados com dados de sensoriamento remoto.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia


Saiba mais sobre consulta meteorológica no Portal Brasil.



05/08/2010 05:28


Artigos Relacionados


Programa da Sabesp para reciclagem do óleo de fritura evita acidentes ambientais

Para Renan, Sociedade Brasileira de Ortopedia tem papel importante na luta para diminuir acidentes de trânsito

Reciclagem do óleo de fritura evita acidentes ambientais

Reciclagem do óleo de fritura evita acidentes ambientais

Sabesp dá curso para identificar vazamentos

Brasil vai rever planos para conter vazamentos de petróleo