Primeiro dia de Sisutec registra mais de 248 mil inscrições



Ainda no primeiro dia, foram registradas 248.505 inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2014. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos mais procurados foram técnico em segurança do trabalho (35.062 inscrições); técnico em logística (26.008); técnico em enfermagem (20.484); técnico em informática (15.619) e técnico em edificações (14.592).

Os números foram contabilizados até 19h30 desta segunda-feira (17). De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Alécio Trindade, a procura já ultrapassa o do mesmo período do ano passado. “É um número muito interessante, que mostra o interesse dos jovens em aproveitar a oportunidade. O curso é gratuito, não tem custos e são cursos de muito mercado, como logística, informática, técnico em edificações. São cursos que têm um mercado muito aquecido em termos de empregabilidade”, avaliou Trindade.

A primeira edição de 2014 do Sisutec oferece 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes, para pretendentes que já concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

O prazo para inscrição no Sisutec 2014 segue até o dia 21 de março. Para se inscrever no programa, o candidato precisa ter o ensino médio completo, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não pode ter zerado na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013, pois o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos.

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o Sisutec é peça-chave para a mudança no futuro da educação no País: “Nós estamos escrevendo uma nova página na história do ensino técnico no Brasil, queremos valorizar cada vez mais essa modalidade de ensino. Hoje, 1,7 milhão de estudantes já fizeram ou estão fazendo cursos técnicos pelo Pronatec. Com isso, aumentamos competitividade de nossas empresas e geramos mais crescimento para o Brasil.” O Sisutec foi tema do Café com a Presidenta desta segunda-feira (17).

Sobre o programa

O Sisutec foi criado em 2013 e o processo seletivo do segundo semestre de 2013 abriu 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já havia concluído o ensino médio. O sistema ofereceu 117 cursos em diversas áreas, com duração de 800 a 1,2 mil horas, em 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.

O Sisutec é uma das vias de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação e Agência Brasil



18/03/2014 11:07


Artigos Relacionados


Sisutec registra mais de 540 mil inscrições

MEC registra mais de 160 mil inscrições no Sisutec

Último dia do Sisutec registra mais de 972 mil inscrições

Sisutec registra mais de 900 mil inscrições nesta sexta (21)

Sisutec registra mais de 176 mil inscrições em dois dias

Balanço registra mais de 350 mil inscrições no Sisutec nesta manhã