Primeiro gás do pré-sal chega ao mercado brasileiro em poucos dias, diz Petrobras



O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse nesta quinta-feira (1º) que a produção de gás no pré-sal deve começar já na próxima semana. A informação foi divulgada durante a abertura do seminário sobre o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de petróleo e gás, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

“Acabo de receber a notícia de que o gasoduto que liga o campo de Lula à plataforma de Mexilhão já está sendo pressurizado e, na próxima semana, devemos ter o primeiro gás do pré-sal no mercado brasileiro”, afirmou o diretor. “Conseguimos, apenas cinco anos após a descoberta do pré-sal, colocar esse campo em produção de óleo e gás. E ele está a 300 km da costa”, falou.

Estrella ressaltou o crescimento da produção previsto para os próximos anos. Atualmente, a Petrobras produz 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia (óleo e gás - bpd) no Brasil e no exterior. “Nossa previsão é chegar a 3,7 milhões em 2015 e 6 milhões de bpd em 2020. Esse crescimento é produto da descoberta do pré-sal”, disse.

O diretor observou ainda a importância de toda a Bacia de Santos. “Começamos por Mexilhão, em 2003, depois a descoberta de Uruguá-Tambaú e então passamos a perfurar o sal”, lembrou. Na sua avaliação, “a Bacia de Santos, pelo seu tamanho, suplantará a Bacia de Campos com muita rapidez na exploração e produção de petróleo e gás”.

Nesta quinta-feira, Guilherme Estrella também  destacou a importância estratégica de desenvolver a cadeia de fornecedores no Brasil, ressaltando que as empresas nacionais sempre estiveram junto à Petrobras ao longo da história da companhia. “Contabilizamos que precisaríamos de 40 navios-sonda (para perfuração). Contratamos então as 12 primeiras sondas no exterior, que estão chegando. As outras 28 sondas serão construídas, pela primeira vez, no Brasil. Sete já foram licitadas e 21 estão em licitação”. Segundo ele, as sondas terão entre 55% e 65% de conteúdo nacional.


Fonte:
Agência Petrobras



02/09/2011 19:32


Artigos Relacionados


iPad brasileiro, primeiro fabricado fora da China, chega ao mercado em dezembro

Últimos dias para inscrições na seção Primeiro Corte do encontro de mercado Ventana Sur

Brasileiro quer democracia, poucos partidos e liberdade de imprensa, aponta pesquisa do DataSenado

RELATORES SETORIAIS TÊM POUCOS DIAS PARA OPINAR SOBRE EMENDAS

Dinheiro da safra chega ao mercado e impulsiona vendas

Projeção do mercado para crescimento do PIB este ano tem ligeira alta e chega a 3,21%