Primeiro trem do Metrô já fez 4,5 viagens à Lua
O trem 33 pode fazer 14 viagens completas por dia na Linha 1, número equivalente a 566,6 quilômetros de percurso na operação comercial
O primeiro trem do Metrô de São Paulo comemorou 35 anos terça-feira (28). Nessa data, em agosto de 1972, chegaram os dois primeiros carros, de um conjunto de seis, do trem que iniciaria o transporte metroviário brasileiro. As obras de instalação do Pátio Jabaquara ainda não haviam terminado, mas os técnicos e engenheiros da Companhia do Metrô iniciaram imediatamente os testes nos sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos e pneumáticos dos carros-protótipos, nas vias já construídas. O objetivo era preparar os carros para o primeiro teste oficial, que iria ocorrer no dia 6 de setembro, na inauguração do Pátio Jabaquara.
Atualmente, esses dois primeiros carros da frota de trens do Metrô fazem parte da composição no 33 da Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi). Essa unidade já percorreu 3,4 bilhões de quilômetros, o que equivale a 4,5 viagens de ida e volta à Lua. O trem 33 pode fazer 14 viagens completas por dia na Linha 1, número equivalente a 566,6 quilômetros de percurso na operação comercial. Os trens dessa linha são capazes de atingir 100 quilômetros por hora, em 25 segundos. Cada carro vazio pesa 33 toneladas e tem quatro motores.Modificações – A composição 33, assim como as outras 50 da frota da Linha 1, pouco mudou em relação à sua configuração original. A operação comercial do Metrô começou em setembro de 1974. Desde então, o trem recebeu moderno sistema de portas, para tornar a viagem mais segura. Esse sistema é dotado de microprocessador de última geração.
Foram instaladas também barras pega-mãos no salão do carro, uma central e outra abaixo dos circuladores de ar, para melhorar o apoio dos usuários durante a viagem. Houve ainda o acréscimo de um extintor de incêndio em cada carro.
Estão sendo estudadas outras modernizações nos trens da Linha 1, como a ampliação do espaço no interior dos carros com a eliminação das cabines intermediárias, banco para obeso, balaústres com cor contrastante, instalação de câmeras de vigilância e de equipamentos de detecção de incêndio, além do aumento do nível de iluminação.
A Gerência de Manutenção do Metrô completou, em abril, quatro anos da certificação ISO 9001:2000 para os trens da Linha 1. A certificação, concedida pelo Germanischer Lloyd Certification, tem validade internacional. A cada ano, uma nova auditoria é realizada pelo órgão certificador, garantindo, com isso, o padrão de atendimento conquistado.
Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metrô
(R.A.)
09/02/2007
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