Procon: juros de empréstimo pessoal tem 1a. queda desde novembro
Pela primeira vez desde novembro de 2009, a taxa média dos juros cobrados sobre empréstimos pessoais apresentou queda, passando de 5,44%, em agosto, para 5,35%, em setembro. De acordo com o Procon de São Paulo, dos sete bancos pesquisados, apenas o Itaú apresentou leve elevação da taxa (de 5,98% para 6,02%).
Segundo o Procon-SP, apesar do aumento do Itaú, a taxa média foi menor porque duas instituições que mantinham os juros mais elevados na comparação com as demais deixaram de compor a amostragem: o Real, incorporado pelo Santander, e o Unibanco, adquirido pelo Itaú.
As incorporações também evitaram que as correções sobre os juros do cheque especial em duas instituições financeiras (Banco do Brasil e Itaú), alterassem a taxa média, que ficou estável em 9,10%.
Os dados foram apurados pelo órgão nos dias 2 e 3 de setembro nas seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. Os técnicos do Procon recomendam cautela ao consumidor na hora de pedir um empréstimo e que sejam evitados financiamentos por impulsos.
O Procon lembra que, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o endividamento de 12% das famílias brasileiras supera em cinco vezes sua renda familiar mensal.
Fonte:
Agência Brasil
14/09/2010 17:56
Artigos Relacionados
Juros para empréstimo pessoal têm a maior taxa desde 2009, aponta Procon
Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal têm queda mínima
Juros do cheque especial e empréstimo pessoal têm pequena queda
Juros de cheque especial e empréstimo pessoal registram pequena queda
Procon: Juro do empréstimo pessoal tem ligeira queda
Juros de empréstimo pessoal e cheque especial têm pequena variação, diz Procon-SP